Projetos de Extensão 2020 - Porteira aberta: IFMT de portas abertas à comunidade

Resumo

O presente projeto tem como objetivo apresentar, in loco, o cotidiano dos discentes do curso técnico em Agropecuária e do curso superior de Bacharelado em Engenharia Agronômica do IFMT Campus Sorriso para seus familiares. Para alcançar esse objetivo, o projeto propõe a realização de um evento intitulado “Porteira Aberta”, no qual os discentes receberão seus familiares na Fazenda Experimental do IFMT Campus Sorriso e apresentarão algumas das atividades acadêmicas presentes em sua rotina, como a importância do uso dos EPIs e vestimentas necessárias às atividades em campo; os efeitos da aplicação de diferentes técnicas de manejo na produção agrícola; a interdisciplinaridade de conteúdos aplicada à Fazenda Experimental, entre outros temas que orbitam a vida de um estudante da área de ciências agrárias. Essa proposta tem como finalidade promover a sensibilização dos atores envolvidos na vida desses estudantes fora do ambiente escolar, buscando provocar empatia entre os familiares acerca da rotina acadêmica dos estudantes do curso técnico em Agropecuária bem como a valorização e o incentivo dos familiares em relação ao empenho que o estudante aplica às suas atividades. Através da possível aproximação entre familiares dos estudantes, os próprios estudantes e a escola, o projeto incentiva a interação entre o Instituto e a comunidade. Como consequência, espera-se obter apoio na consolidação da instituição como entidade ensino de excelência na região do Alto Teles Pires. Atrelada à ideia incipiente está o planejamento da realização do evento bem como de sua divulgação, no qual será focado na demonstração das atividades técnicas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos discentes. Essa exposição de tecnologias e ideias é uma excelente ferramenta que impulsiona o instinto empreendedor de familiares e consequentemente da comunidade externa. Como forma de divulgação do projeto, serão elaboradas matérias jornalísticas sobre o evento e essas serão divulgadas no site oficial da unidade bem como nas contas oficiais da instituição nas mídias sociais.