Projetos de Extensão 2020 - Implantação do Setor de Aves de Raça Pura, para Ensino, Produção, Distribuição e Capacitação de Pequenos Produtores da Região de Sorriso

Resumo

Este projeto tem origem em um projeto desenvolvido em outro campus do IFMT (São Vicente) que apresentou ótimos resultados institucionais. Vizualizando os possíveis benefícios regionais para os pequenos produtores/agricultura familiar do entorno de Sorriso e de seus assentamentos Rurais, estabelecemos parcerias e as ações vinculadas ao projeto original (Edital 029/2018) serão desenvolvidas no IFMT Campus Sorriso para apoiar as ações de ensino, pesquisa e extensão locais. O projeto prevê, conforme seus antecessores o desenvolvimento de uma estrutura para produzir e distribuir galos de raças puras de “dupla aptidão” para agricultores familiares que serão cadastrados em pelo menos dois Assentamentos/regiões do município de Sorriso MT. Estima-se atender ao menos seis propriedades agrícolas de base familiar nesse período, sendo duas delas no assentamento Jonas Pinheiro; duas delas no assentamento Casulo e duas delas em sítios do entorno da cidade. As aves de raça pura já foram doadas pelo IFMT Campus São Vicente. Novas doações de ovos galados para iniciarmos a nossa própria produção de ovos galados de raça pura. Está prevista para cada entrega de pintinhos um treinamento para adoção de boas práticas de manejo de reprodutores. O número de galos será determinado em função do plantel para cada propriedade atendida. O projeto também prevê a implantação de um setor, na Fazenda Experimental do IFMT Campus Sorriso, de aves de raças puras para fins de criação, reprodução, incubação, distribuição e capacitação de produtores da região, além de atender a demanda didática do IFMT Campus Sorriso. O setor será implantado com aves matrizes provenientes de um conjunto de ovos galados recebidos do projeto matriz do IFMT Campus São Vicente. Assim, o “Setor de Aves de Raça” do IFMT Campus Sorriso, se tornaria uma realidade, iniciado com reprodutores e matrizes de 3 raças puras: Rhode Island Red, New Hampshire e Plymouth Rock Barrada. Adicionalmente será realizada a aquisição de pelo menos 24 galinhas caipiras “crioulas” em fase de produção. Estas serão criadas com galos de raça pura, separados e em ambiente próprio na instituição com o intuito de simular, em condições adequadas de avaliação, o mesmo efeito proposto para cada propriedade agrícola. Essa etapa náo interfere na demanda de avaliar os avanços observados nas propriedades de forma similar. Os ovos oriundos destas avaliações serão incubados e os pintinhos criados em ambientes separados para realização de avaliações de desempenho (ganho peso, consumo de ração, conversão alimentar). O projeto trabalhará nas unidades demonstrativas o empreendedorismo agropecuário relacionado a comercialização dos produtos da avicultura. O projeto também está diretamente relacionado com um programa municipal da Secretaria de Agricultura de Sorriso que visa o desenvolvimento da criação de galinha caipira pela agricultura familiar e consequente promoção do desenvolvimento de comunidades rurais/assentamentos.

Palavras Chave: Aves caipiras, degeneração genética, agricultura familiar."