Projetos de Extensão 2020 - Implantação de um Centro de Desenvolvimento de Aquaponia no IFMT Campus Sorriso

Resumo

Este projeto tem origem na demanda observada durante a realização de um projeto desenvolvido anteirormente que apresentou resultados interessantes. Vizualizando as multiplas possibilidades de promoção da aquaponia no município de Sorriso e no estado de Mato Grosso, planejamos a implantação de um Centro de Desenvolvimento de Aquaponia para o IFMT Campus Sorriso. Trata-se de um ambiente para desenvolvimento de ensaios, avaliação e difusão de diferentes tecnologias que podem ser aproveitadas principalmente por pequenos produtores/agricultura familiar do entorno de Sorriso e de seus assentamentos rurais. Para Implantação do Centro de Desenvolvimento de Aquaponia uma casa de cultivo protegida foi cedida. A casa de vegetação conta com cobertura de filme plástico transparente e tela de polipropileno em suas laterais. Com área de aproximadamente 100m2 o Centro de Desenvolvimento de Aquaponia prevê a instalação de três caixas d’agua com capacidade de 1000L, filtro mecânico e biológico, overflow, além de bomba de 20.000 litros hora e filtro Ultra Violeta (UV). Quanto as áreas de cultivo, diferentes ambientes e sistemas serão pojetados e implantados. Ajustes no atual sistema de cultivo em calhas (NFT) vão permitir desenvolver cultivos de forma contínua, a partir da instalação de calhas berçarios. Outros sistemas como a aquaponia em Camas de cultivo, em floating e em torres de cultivo. Esses sistemas juntos formarão um centro de desenvolvimento de estudos, avalioções e práticas de aquaponia. Teremos a realização de um curso de aquaponia durante a JOCIPE 2020 do IFMT Campus Sorriso e faremos a produção e divulgação de materiais como folderes sobre a Aquaponia e teremos uma semana de visitação ao centro de desenvolvimento de aquaponia do IFMT Campus Sorriso,onde toda comunidade interna e externa serão convidados a participar. O espaço ainda servirá de oficina didática para as aulas de piscicultura, irrigação e olericultura dos alunos de Técnico em Agropecuária e Egenharia Agronômica do IFMT Campus Sorriso.