início do conteúdo

Projetos de Extensão 2020 - Exposição Itinerante: Os Afro-brasileiros e os meios de comunicação - narrativas e representações.

 

Resumo

 

Estudar  a História e contribuições dos afrodescendentes no Brasil é fundamental à compreensão das dinâmicas e aspectos marcantes da formação da sociedade brasileira. Neste sentido, propomos  utilizar reportagens publicadas no ano de 2019-2020 sobre os afro-brasileiros(as) em grandes veículos de comunicação, a saber: jornais ""O Globo""; "" Estadão"" e ""Folha de São Paulo"" para a elaboração de uma exposição itinerante, que visitará as Instituições educacionais públicas da cidade de Sorriso/ MT, com o objetivo de  demonstrar como estes sujeitos são representados nos referidos jornais. Este estudo pode contribuir para uma reflexão acerca dos múltiplos olhares do negro no país e as respectivas narrativas  construídas sobre este grupo, além de trazer uma discussão da diversidade étnico-racial no  Município de Sorriso.

Esta exposição  irá possibilitar um diálogo entre o IFMT e a população sorrisense,  pois resultará  em visitas a unidades escolares públicas municipais da cidade, interação entre discentes destas instituições, a divulgação acadêmica dos resultados alcançados, ações voltadas para uma educação cidadã, além de incentivar a iniciação científica e de extensão dos discentes do Campus Sorriso.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Sorriso

Av. dos Universitários, 799, Bairro: Santa Clara - CEP: 78.895-150

Telefone: (66) 3545-3700

Sorriso/MT