Projetos de Extensão 2020 - CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO EM AULAS PRÁTICAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

Resumo

O ensino de ciências naturais tem se deparado com verdadeiros desafios com o desenvolvimento tecnológico. Dentre os maiores desafios, pode-se destacar a falta de estrutura física das instituições e a capacitação dos professores no que se refere ao preparo de aulas práticas. No ensino de ciências como um todo, e em especial as que dependem de um laboratório, aulas práticas são importantes ferramentas na elucidação de problemas discutidos apenas na teoria. As atividades práticas, propiciam a aproximação do objeto que se estuda, além da visualização e a observação do fenômeno outrora expresso apenas por números, cálculos, símbolos e fórmulas, facilitando a assimilação e aprendizagem do conteúdo. O planejamento de aulas práticas esbarra na maioria das vezes na ausência de laboratórios e espaços apropriados sendo necessária então, a adaptação de atividades práticas que utilizem materiais alternativos, baratos e de baixo ou nenhum risco de manuseio é de suma importância para a execução de atividades práticas. A capacitação de professores pode colaborar para a melhoria de suas aulas através de atividades práticas explorando os aspectos existentes entre as ciências naturais e a realidade do cotidiano. Diversas teorias do ensino de ciências defendem que, para que ocorra a sedimentação dos conceitos expostos em aulas teóricas expositivas, é necessária a abordagem de atividades práticas, já que são essas atividades que propiciam aos alunos uma vivência e manuseio de instrumentos que lhes permitem conhecer diversos tipos de atividades, podendo estimular-lhes a curiosidade, contribuindo então para sua alfabetização científica.