Projetos de Extensão 2020 - CÂMARA DE MATURAÇÃO DE BANANAS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO: MODELO PARA PEQUENOS PRODUTORES RURAIS

Resumo

A região do Alto Teles Pires possui expressivo potencial produtivo para fruticultura, em especial o município de Sorriso, o qual apresenta expressiva produção de frutos como goiaba, manga, coco, pinha, abacaxi, banana, mamão, acerola e outras frutas em pequenas propriedades de assentamentos rurais, como o Jonas Pinheiro e Casulo. A principal fruta produzida nesses assentamentos é a banana, onde os produtores comercializam as frutas ainda verdes, com baixo valor agregado. Dessa forma, os produtores tem necessidades de assistência técnica e soluções de baixo custo que visem contribuir com a renda e a permanência dos produtores no campo. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é a construção e condução de uma câmera de maturação de banana com materiais de baixo custo, modelo para pequenos produtores, com o intuito de difundir conhecimento com as comunidades e assentamentos de agricultura familiar que trabalham com a produção na região de Sorriso. A unidade modelo será construída nas dependências do IFMT onde serão utilizadas frutos colhidos na Vitrine Agroecológica do IFMT Sorriso e os frutos maduros serão destinados em parte para alimentação discente e parte será doada a Instituição sem fim lucrativo e que prestam serviços à comunidade.