Projetos de Extensão 2019 - Pintura em tela: Construções imagéticas confeccionadas por mulheres atendidas no CRAS São Domingos em Sorriso

Resumo

O direito das mulheres na atualidade está sendo delineado por várias iniciativas, reivindicações, conquistas políticas e Leis que versam garantir uma sociedade igualitária. Nesta perspectiva, em que ocorrem muitos avanços extremamente importantes, constata-se por meio de dados estatísticos que um grande número encontram-se em estado de vulnerabilidade social. Neste panorama, a proposta do presente projeto de extensão é realizar um curso de pintura sobre tela destinado às mulheres atendidas no Centro de Referência de Assistência Social São Domingos (CRAS) em Sorriso-MT. O objetivo do projeto é promover a qualificação profissional por meio do ensino de técnicas de pintura em tela, visa utilizar a metodologia do Programa Mulheres Mil para desenvolver o potencial criativo e aumentar a autoestima. Para ser desenvolvido precisará passar por várias etapas descritas a seguir: a primeira terá como pontos de partida, estudos bibliográficos de autores que auxiliem no processo metodológico e pesquisa de materiais pictóricos. O segundo momento, corresponde a realização da “Aula Inaugural” onde ocorrerá os informes gerais acerca do curso e apresentada a equipe multidisciplinar do projeto. A terceira etapa abrange a criação dos estudos e composições com base nas histórias de vida das alunas e o ensino das técnicas de pintura. Na quarta etapa será realizada uma exposição com as obras confeccionadas durante as aulas. Ao final, será aplicado um questionário de pesquisa de cunho qualitativo, será feito também um vídeo contendo depoimentos das alunas. Os resultados finais obtidos serão analisados e tabulados servindo como base para possíveis ajustes nos próximos projetos.

Palavras-chave: Pintura; Qualificação profissional; Empoderamento feminino.