Projetos de Extensão 2019 - Agroecologia: Sistema Agrícola Sustentável como Alternativa para Pequenos Produtores Rurais

Resumo

A agricultura tradicional tem ocasionado danos ao meio ambiente e a saúde humana. Nesse sentido, é imprescindível a busca por métodos alternativos de cultivo para aumentar a produtividade e qualidade dos alimentos utilizando sistemas que não necessitam de agrotóxicos para sua produção. O sistema produtivo agroecológico não utiliza agrotóxicos sintéticos, seguindo os princípios da agroecologia, visando a sustentabilidade do meio ambiente. O objetivo do trabalho será promover a participação coletiva da comunidade acadêmica do IFMT Sorriso e comunidades rurais no desenvolvimento de uma vitrine tecnológica sob manejo agroecológico, com intuito de difundir conhecimento sobre o sistema de produção agrícola sustentável às comunidades e assentamentos rurais da região de Sorriso. A vitrine será instalada na Fazenda Experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Sorriso, onde será amostrado o solo para caracterização química, antes da instalação da área. De acordo com a necessidade serão realizadas as operações de calagem e adubação. O controle de pragas será seguindo as recomendações de Brasil (2011) e as plantas daninhas serão controladas pelo método mecânico. A vitrine agroecológica será composta por sistema integrado de produção com consórcio entre espécies: Banana, Feijão guandu, Nim, Capim elefante, Mandioca, Urucum, Milheto, Abacaxi, Cacau e Cupuaçu. Em área de 5.800 m2 a vitrine será organizada em renques: a) renques de banana: 4 renques de bananas com espaçamento de 14 m entre renques e 2 m entre plantas; b) cobertura do solo: entre os renques de banana será semeado a lanço milheto e crotalária, mandioca em covas no espaçamento 0,80 x 0,80 m, além de uma área em pousio; c) renques de abacaxi: 8 renques de abacaxi com espaçamento de 14 m entre renques, com fileiras duplas de abacaxi no espaçamento 0,50 x 0,50 m. Como barreira física serão usadas as culturas: feijão guandu, nim, capim elefante e urucum a serem instaladas na parte externa da área. Serão avaliadas as seguintes características: estabelecimento de estande, diâmetro de pseudocaule, aspecto s gerais da ocorrência de pragas e perfilhamento para a cultura da banana; estabelecimento de estande, aspectos gerais da ocorrência de pragas e emissão da inflorescência para a cultura do abacaxi ; para a cultura da mandioca serão observados estabelecimento de estande e os aspectos gerais da ocorrência de pragas. Para as culturas feijão guandu, nim, capim elefante urucum, milheto e crotalária será avaliada a adaptação dessas no sistema. Através dos dados obtidos será realizada uma análise descritiva e apresentado os resultados a produtores de comunidades e assentamentos rurais, bem como dos discentes do IFMT, como futuros profissionais difusores da tecnologia.