Pesquisa > Projetos > Edital 34/2013/PROPES/IFMT > REGISTRO DA DIVERSIDADE FLORÍSTICA DE PLANTAS VASCULARES EM DUAS ÁREAS URBANAS DISTINTAS DO MUNICÍPIO DE SORRISO, NORTE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Título do Projeto: REGISTRO DA DIVERSIDADE FLORÍSTICA DE PLANTAS VASCULARES EM DUAS ÁREAS URBANAS DISTINTAS DO MUNICÍPIO DE SORRISO, NORTE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Coordenadora: Liandra Cristine Belló Grösz

RESUMO

As comunidades vegetais sustentam grande parte do equilíbrio dos ecossistemas e os locais arborizados geralmente imprimem modificações nos parâmetros de superfície e da atmosfera já que, segundo Lombardo (1990), interceptam, absorvem, refletem e transmitem radiação solar, atuam como barreiras acústicas, captam direção e velocidade dos ventos promovendo melhorias no micro-clima urbano, além de propiciar habitats para o aumento da biodiversidade faunística e contribuir para a melhoria da hidrologia urbana, controlando a erosão e protegendo encostas. Este trabalho tem por objetivo quantificar a riqueza e composição das espécies vasculares vegetais em duas áreas urbanizadas do município de Sorriso, norte do estado de Mato Grosso. A intenção social que este estudo promove é a possibilidade de intercâmbio entre o IFMT e a sociedade do município sorrisense, já que possibilitará a divulgação científica da composição florística nas áreas estudadas, fomentando ações de educação ambiental e conhecimento das características dessas espécies, além de incentivar a iniciação científica dos acadêmicos do Campus Sorriso. Espera-se, ainda, que esta pesquisa permita futuros estudos fitossociológicos das espécies registradas nesses ambientes.

Palavras-chave: Diversidade; Flora; Urbana, Sorriso.