Pesquisa > Projetos > Edital 103/2012/IFMT > PRODUTIVIDADE DE GIRASSOL "SAFRINHA" NO NORTE DO MATO GROSSO EM FUNÇÃO DE ESPAÇAMENTO E POPULAÇÃO DE PLANTAS

Título do Projeto: PRODUTIVIDADE DE GIRASSOL “SAFRINHA” NO NORTE DO MATO GROSSO EM FUNÇÃO DE ESPAÇAMENTO E POPULAÇÃO DE PLANTAS

Coordenador: Dácio Olibone

RESUMO

Com o objetivo de avaliar os efeitos do espaçamento entre linhas e população de plantas, em alguns componentes de produção do girassol, cultivado na safrinha na região norte de Mato Grosso, será conduzido um experimento em área de produtor parceiro do IFMT. Será avaliado um híbrido oleico em delineamento de blocos ao acaso com parcelas subdivididas, utilizando 2 espaçamento entre linhas (E1 = 0,90m e E2 = 0,45m) e quatro população de plantas (P1 = 30000; P2 = 40000; P3 = 50000 e P4 = 60000 plantas ha-1) com 4 repetições. Será avaliada: altura de plantas (AP); diâmetro de caule (DC); massa seca de folhas (MSF); massa seca de pecíolo + caule (MSPC); massa seca de capítulo (MSC); diâmetro de capítulo (DCAP); massa de grãos por capítulo (MGC); massa de 1000 grãos (MCG) e produtividade (PROD). Os dados serão avaliados pela análise de variância e as médias comparadas pelo teste F, quando apresentarem diferença será realizado a análise de regressão em função da população de plantas e espaçamento entre linhas.

Palavras chave: Helianthus annuus, safrinha, densidade.