Pesquisa > Projetos > Edital 075/2013/PROIC/IFMT > PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO DE SORRISO-MT SOBRE O EFEITO DA MANIPULAÇÃO E PREPARO DA CARNE PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS

Título do Projeto: PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO DE SORRISO-MT SOBRE O EFEITO DA MANIPULAÇÃO E PREPARO DA CARNE PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS

Coordenador: Raphael de Castro Mourão

RESUMO

Em virtude da globalização e do desenvolvimento do setor produtivo o consumidor de carne brasileiro encontra-se cada vez mais esclarecimento sobre os benefícios do consumo da carne e dos riscos à sua saúde associados ao produto. Neste sentido, propriedades nutritivas, parâmetros sensoriais e aspectos sanitários são de interesse do consumidor moderno. O objetivo deste estudo é compreender a visão do consumidor de Sorriso-MT sobre o efeito da manipulação e preparo da carne para a saúde e qualidade de vida das pessoas. A pesquisa será aplicada nos supermercados do município, por meio de entrevistas aos consumidores de carne. Serão entrevistadas 400 pessoas, abordadas na fila de espera do açougue ou próximos à ilha frigorífica onde as peças ficam expostas. Serão levantadas informações sobre a compra da carne, embalagem e armazenamento refrigerado nas residências. Além disso, o tempo de armazenamento, métodos de descongelamento, manipulação e preparo dos alimentos serão aferidos. A apresentação e composição física do produto consumido também serão avaliadas. Após a elucidação destas questões será sugerida campanha de conscientização da população do município, com distribuição de cartilhas informativas e capacitação dos manipuladores dos produtos cárneos, caso seja de interesse dos mesmos.

Palavras Chave: Armazenamento Refrigerado; Produtos Cárneos; Segurança Alimentar.