Pesquisa > Projetos > Edital 075/2013/PROIC/IFMT > NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL E COMPOSIÇÃO CORPORAL EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO-CAMPUS SORRISO

Título do Projeto: NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL E COMPOSIÇÃO CORPORAL EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO-CAMPUS SORRISO

Coordenador: Rafael Martins Chaves

RESUMO

Este projeto de pesquisa analisará a relação da composição corporal com os níveis de atividade física dos alunos do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus Sorriso. Os objetivos específicos estabelecidos serão os seguintes: (a) Analisar o nível de atividade física habitual e composição corporal em alunos do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus Sorriso; (b) Informar aos alunos sobre os efeitos da composição corporal na saúde; (c) Despertar a consciência dos alunos sobre os benefícios da prática de atividade física habitual; (d) Apresentar um plano de ação (prescrição de atividade física), para os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus Sorriso. O estudo será composto por 100 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus Sorriso, de ambos os gêneros. Todos os envolvidos na pesquisa terão que ler e assinar o termo de consentimento livre e esclarecido. Quanto aos critérios de inclusão, adotaremos: estar regularmente matriculado no ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus Sorriso.  A altura será avaliada com o estadiômetro e a composição corporal com a bioimpedância, utilizando a versão curta do IPAQ como uma ferramenta de coleta de dados do nível de atividade física habitual. Os dados obtidos serão submetidos às análises estatísticas descritivas, para as quais será utilizado o Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 19.0.

Palavras-chave: Atividade física habitual, composição corporal e ensino médio.