PESQUISA > Projetos > Edital 06/2015/NIT/DPI/PROPES/IFMT > MALETAS CULTURAIS: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM ESCOLAS

Título do Projeto: MALETAS CULTURAIS: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM ESCOLAS

Coordenadora: Silvia Mara Davies

RESUMO

A Lei nº 10.639/2003 torna “obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro- Brasileira” nas escolas dos ensinos fundamental e médio, garantindo aos estudantes brasileiros o direito a conhecimentos sobre a “História da África e a luta dos negros no Brasil. Assim, o presente projeto objetiva desenvolver jogos pedagógicos, estratégias de ensino, visando o reconhecimento, a valorização da identidade e da cultura dos afrodescendentes. Propõe a confecção de diversos materiais, elaborados de forma artística, armazenados em várias maletas destinadas às crianças carentes do “Lar São Francisco de Assis” em Sorriso. O projeto será desenvolvido em várias etapas, a primeira terá como pontos de partida, estudos bibliográficos e iconográficos. O segundo momento, corresponde ao desenvolvimento de técnicas de confeção e elaboração de um manual de instruções. No final será feita a intervenção com os alunos, inserindo os jogos e aplicando um questionário de pesquisa para coletar dados acerca do projeto.

Palavras-chave: Educação. Identidade racial. Recursos didáticos. Arte.