Pesquisa > Projetos > Edital 046/2015/PROPES/IFMT > DETECÇÃO DE FUNGOS EM FUBÁ DE MILHO COMERCIALIZADOS NO MÉDIO NORTE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Título do Projeto: DETECÇÃO DE FUNGOS EM FUBÁ DE MILHO COMERCIALIZADOS NO MÉDIO NORTE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Coordenadora: Gilma Silva Chitarra

RESUMO

O fubá de milho, produto resultante da moagem de grãos de milho degerminados, é o mais comum e apreciado na culinária brasileira, independente da condição financeira, sendo obtido facilmente no comércio varejista. No entanto, o milho proveniente dessas regiões, não tem sido avaliado sistematicamente. Esse projeto tem como objetivo detectar os fungos associados ao fubá de milho, empacotado e a granel, comercializados no Médio Norte do estado de Mato Grosso. Serão coletadas no comércio e feiras livres amostras de fubá de 500g, de diferentes marcas, em várias regiões do Médio Norte. A análise dos fungos contaminantes do fubá será realizada por meio da contagem da Unidade Formadora de Colônias (UFC) observada após plaqueamento em profundidade. A identificação dos fungos será realizada com base no aspecto macroscópico e microscópico das colônias. Espera-se determinar os fungos contaminantes, principalmente os produtores de micotoxinas.

Palavras-chave: Farinha fina, Fungos filamentosos, Zea mays.