Pesquisa > Projetos > Edital 046/2015/PROPES/IFMT > CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE PROBIÓTICOS EM PATÊ DE RICOTA

Título do Projeto: CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE PROBIÓTICOS EM PATÊ DE RICOTA

Coordenadora: Gricielle Aparecida Sutil

RESUMO

Tem-se aumentado nos últimos anos o interesse pelo desenvolvimento de alimentos que ofereçam ao consumidor além de efeitos nutricionais, também benefícios à saúde. Os alimentos probióticos, são produzidos a partir de microrganismos vivos que, quando consumidos, exercem efeitos benéficos à saúde, melhorando a microflora intestinal. Sabe-se que a quantidade consumida deve ser de no mínimo 107 UFC/g de bactérias probióticas viáveis no momento da compra para ser considerado um produto probiótico. As características físico-químicas e estabilidade no produto durante a estocagem são pré-requisitos para uso potencial de certas estirpes em produtos. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade de bactérias probióticas (Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium lactis), em patê de ricota através de cultivo microbiológico, no período de 1, 7, 14 e 21 dias. Serão realizadas também análises físico-químicas, a fim de relacionar as possíveis implicações do meio na sobrevivência das bactérias probióticas presentes no produto.

Palavras-chave: Lactobacillus spp., Bifidobacterium spp, Alimentos funcionais, Probióticos.