Pesquisa > Projetos > Edital 046/2015/PROPES/IFMT > AVALIAÇÃO DE HÍBRIDOS EM PRÉ-LANÇAMENTO DE MAMONA PARA RECOMENDAÇÃO NA REGIÃO MÉDIO-NORTE DE MATO GROSSO

Título do Projeto: AVALIAÇÃO DE HÍBRIDOS EM PRÉ-LANÇAMENTO DE MAMONA PARA RECOMENDAÇÃO NA REGIÃO MÉDIO-NORTE DE MATO GROSSO

Coordenador: Laerte Pivetta

RESUMO

O objetivo do trabalho é avaliar híbridos de mamona em fase de pré-lançamento para identificação dos genótipos superiores para o Estado de Mato Grosso. Serão avaliados cinco genótipos pertencentes ao Instituto Mato-grossense de Algodão, delineados em blocos casualizados com quatro repetições. As unidades experimentais serão constituídas por quatro linhas de 6 m de comprimento com espaçamento de 0,90 m entre si. A densidade populacional utilizada será de três plantas por metro, sendo semeadas entre dia 21 de fevereiro e primeira quinzena de março. As características avaliadas serão dias para florescimento e colheita, altura total e altura do primeiro racemo, diâmetro de colmo, número de nós até o primeiro racemo, número de racemos por planta, número de grãos por racemo, massa de 1000 grãos e produtividade. Os dados serão submetidos à análise de variância pelo teste F a 5% de probabilidade e as médias serão submetidas ao teste de Tukey a 5% de probabilidade.

Palavras-chave: Safrinha tardia, Rotação de culturas, Oleaginosas