Pesquisa > Projetos > Edital 039/2014/PROPES/IFMT > DESENVOLVIMENTO INICIAL DE GENÓTIPOS DE DENDÊ NA REGIÃO MÉDIO NORTE DE MATO GROSSO

Título do Projeto: DESENVOLVIMENTO INICIAL DE GENÓTIPOS DE DENDÊ NA REGIÃO MÉDIO NORTE DE MATO GROSSO

Coordenador: Dácio Olibone

RESUMO

No Brasil, o lançamento do Plano Nacional de Agroenergia, em 2006 e a consolidação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) estabeleceram um marco na busca de conhecimento e tecnologias que contribuam para a produção sustentável de energia no país. Atento a isso, o Estado de Mato Grosso, possuidor de grande disponibilidade de terras aptas para cultivos agrícolas, fartos recursos hídricos, abundante insolação e alta tecnologia agrícola, possui claras vantagens competitivas na produção de agroenergéticos. Dentre as espécies energéticas, o dendê destaca-se por seu elevado potencial produtivo e de ser opção para áreas marginais e de recuperação ambiental. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo avaliar as inter-relações entre as características morfosiológicas e identificar os melhores genótipos de dendê com relação a adaptação para serem incorporados em sistemas de produção de biocombustíveis na região médio norte de Mato Grosso. Na fase inicial da cultura, será avaliado o número de folhas emitidas (NF), comprimento da folha nº4 (CF), altura de planta (AP) e diâmetro do coleto (DC).

Palavras-Chaves: Elaeis guineenses, irrigação, interação genótipo x ambiente, biocombustíveis

Arquivos relacionados