O ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas estaduais do Município de Sorriso -MT: aplicabilidade e eficacia das políticas públicas educacionais - Resumo

Propomos nesta pesquisa analisar a implementação da lei 10.639, referente a temática da ‘História e Cultura Afro-brasileira’, nas escolas públicas estaduais do município de Sorriso, norte do Estado de Mato Grosso. A intenção deste estudo é avaliar se a proposta determinada mediante legislação federal e que tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da cultura afrodescendente na sociedade brasileira, está sendo aplicada no referido território. A efetivadiscussão deste tema promoveria uma reflexão acerca de valores e respeito a diversidade étnico-racial na cidade de Sorriso. Esta investigação também pode propiciar umdiálogo entre o IFMT e a população sorrisense, já que possibilitará a divulgação acadêmica dos resultados alcançados e ações voltadas para uma educação cidadã, além de incentivar a iniciação científica dos discentes do Campus Sorriso.