Novos produtos biológicos para o manejo de nematoides das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) na cultura da soja na região do Médio Norte de Mato Grosso - Resumo

Devido o aumento das áreas de cultivo intensivo com a cultura da soja, principalmente na região dos Cerrados, é preciso manter a sanidade dessas culturas, para termos um alto potencial produtivo. Os nematoides, quando presentes nas culturas podem reduzir a produtividade na ordem de 12 a 17%, e a erradicação total deste organismo é praticamente impossível. O controle destes organismos deve ser realizado visando o manejo integrado, incorporando os vários métodos de controle, entre eles o controle biológico. Desta maneira o experimento será instalado na cultura da soja, em blocos casualizados com quatro repetições. Os tratamentos serão constituídos por: testemunha (tratamento sem aplicação de produto), abamectina (nematicida químico) e organismos biológicos obtidos a partir das seguintes marcas comerciais: Colt (Paecilomyces sp.), Glock (Trichoderma harzianum), Sniper (Beauveria bassiana), Rugger (Metarhizium anisopliae). As doses aplicadas para cada tratamento serão de acordo com a recomendação de cada produto e realizadas no tratamento das sementes antes do plantio. Serão avaliados a germinação, altura de plantas e produtividade, além da densidade populacional dos nematoides no momento do plantio, aos 45 dias, 60 e 90 dias após o plantio. Ao final da coleta de dados será realizado análise de variância e teste de Tukeu a 5% de probabilidade para diferenciação de médias.