MANEJO DO MOFO-BRANCO DO FEIJOEIRO PELO USO DE RESISTÊNCIA GENÉTICA, DENSIDADE DE PLANTAS E USO DE FUNGICIDA - Resumo

O feijão é cultivado atualmente com densidade de 8 a 13 plantas por metro. Ainda não existem estudos sobre o efeito da densidade de feijoeiros tipo III em genótiposcom distintos níveis de resistência ao mofo-branco (MB) sobre a intensidade da doença e a produtividade. Assim o objetivo será determinar qual a densidade ideal de genótipos de feijão do tipo III, com distintos níveis de resistência ao MB, quando cultivados em área com histórico desta doença. O experimento será conduzido em Sorriso-MT, na safra de outono-inverno, com irrigação via pivô central, em área com histórico de MB. Os tratamentos serão dispostos no arranjo fatorial 4 x 2 x 2: plantas por metro (4, 7, 10 ou 13), genótipos VC 17, com resistência parcial ao MB ou BRSMG Madrepérola, suscetível ao MB, com ou sem aplicação do fungicida fluazinam. Será utilizado o delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. Serão avaliadas o acamamento, a intensidade (incidência + severidade) do MB e a produtividade de grãos. Será utilizado o teste de Duncan a 5 % de probabilidade para comparar as médias do número de plantas por metro e o teste F para comparar os genótipos e os níveis de fungicida. Com base nos resultados, será possível recomendar uma densidade de plantas de feijão do tipo III, com resistência parcial ao MB, que permita redução da doença e que não traga redução de produtividade.