LANÇAMENTO DE CULTIVARES COM RESISTÊNCIA PARCIAL AO MOFO-BRANCO - Resumo

O mofo-branco (MB), causado pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, é doença prejudicial ao feijoeiro, principalmente na safra de outono-inverno, em áreas irrigadas por aspersão. A medida de controle mais utilizada é a aplicação de fungicidas. No entanto, o alto custo e os efeitos deletérios ao ambiente e ao homem motivam a busca por novas opções de manejo da doença. A resistência genética é componente chave no manejo do MB, porque é fácil de adotar e é ambientalmente segura. Será conduzido um ensaio na safra de outono-inverno, em área com histórico de MB e irrigada por aspersão, em Sorriso, MT, com o objetivo de selecionar linhagens elites que unam alta produtividade e resistência parcial ao MB, com potencial para lançamento no mercado. No total, serão testadas 20 linhagens/cultivares descritas a seguir: 12 linhagens/cultivares selecionados dos VCUs por terem apresentado resistência parcial ao mofo-branco e alta produtividade, 2 cultivares com resistência moderada ao mofo-branco e que têm sido muito usadas pelos agricultores (Pérola e Estilo), 3 cultivares suscetíveis a essa doença (Majestoso, Ouro Negro e Ouro Vermelho) e 3 genótipos internacionais reconhecidamente resistentes ao MB (A 195, G122 e Cornell 605). Será utilizado o delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. Serão avaliadas a intensidade (incidência + severidade) do MB e a produtividade de grãos. Os dados serão submetidos à análise de variância, e as médias agrupadas pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. Com base nos resultados esperamos selecionar pelo menos duas linhagens elites com maior produtividade e resistência parcial ao MB em relação as cultivares já existentes no mercado, com potencial para serem lançadas como cultivares recomendadas em áreas com histórico da doença.