Isolamento e caracterização de rizóbios produtores de ácido indol-3-acético (AIA) e solubilizadores de fosfato - Resumo

O projeto Isolamento e caracterização de rizóbios produtores de AIA e solubilizadores de fosfato tem por objetivo principal isolar bactérias do gênero Rhizobium com capacidade de produção de ácido indol-3-acético (AIA) e solubilização de fosfato visando o desenvolvimento de um inoculante para o feijão caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp.]. Considerado uma importante fonte de proteína vegetal no país e com cultivo e consumo crescente em regiões como o Mato Grosso, o feijão caupi pode ser uma alternativa de renda para os pequenos produtores locais. Acredita-se que o desenvolvimento do presente trabalho traga como resultado um potencial inoculante constituído de rizóbios que além de fixadores de nitrogênio, sejam também produtores de AIA, solubilizadores de fosfato e estejam adaptados às condições edafoclimáticas da região de Sorriso. Dessa maneira, espera-se contribuir com um incremento na produção da cultura do feijão caupi e incentivar a agricultura sustentável por pequenos produtores locais.