Intervalo de corte na produção de matéria seca de braquiária para ensilagem com DDG como aditivo - Resumo

Se, a população mundial não para de crescer, e, com ela se tem a crescente demanda por produtos de origem animal, o barateamento dos custo de produção e medidas sustentáveis são necessárias para viabilizar esses sistemas produtivos. Em produção animal, a alimentação é onde se mobiliza a maior porcentagem dos custos de produção. A região de MT detém commodities de extrema relevância para economia nacional, dentre elas agropecuária e o milho. Quando se pensa em produção animal, a alimentação é onde se mobiliza a maior porcentagem dos custos de produção, portanto estudar estratégias que potencializem os estudo com nutrição são muito relevante e se torna mais necessário ainda no aproveitamento de coprodutos. Associado a essas commodities estão as usinas de etanol a partir de milho, que geram coprodutos conhecido como DDG (Distillers Dried Grains with Solubles), com um elevado teor de proteína e matéria seca. Nesse contexto usar o DDG para diminuir a umidade da ensilagem de gramíneas forrageiras é uma possibilidade viável, visto que possui um alto teor de matéria seca e proteína bruta. Embora muito atrativo, um problema encontrado na produção de silagem de gramíneas forrageiras tropicais é o ponto ideal de corte para ensilagem, pois quando a gramínea apresenta melhor condições nutricionais ela também apresenta maiores teores de umidade, o que favorece fermentações secundárias e perdas excessivas por efluentes, já quando ela apresenta maiores teores de matéria seca, a gramínea contém baixo valor nutritivo. Dessa forma, o presente projeto visa avaliar o intervalo de corte do capim Brachiaria brizantha cv Marandu com ou sem o uso de DDG no processo de ensilagem, visando contribuir para a melhoria da qualidade da silagem. Essa avaliação é relevante pois determinará o momento de corte da gramínea no qual terá condição favorável para a produção de uma silagem de qualidade. Para alcançar esse objetivo será realizado um experimento para a avaliação do intervalo de corte de Brachiaria brizantha cv Marandu e do DDG como aditivo, o experimento será inteiramente casualizado e arranjado em esquema fatorial 2 × 4 (presença ou ausência de DDG X intervalo de corte 30, 60 e 80 e 110), com cinco repetições/tratamento. Após aproximadamente 60 dias os silos serão abertos e uma amostra de cada tratamento será retirado para análise laboratorial como matéria seca (MS), proteína bruta (PB) metodologia descrita em Tedesco et al. (1995), pH, acidez titulável método descrito por Silva e Queiroz (2002) e perdas de efluentes será realizada de acordo com o método descrito por Jobim et al. (2007). Os dados serão submetidos a análise de variância e teste de comparação de médias com 5% de significância, utilizando-se a plataforma estatística R (RCORE, 2013). Espera-se que os níveis nutritivos iniciais da silagem sejam mantidos durante todo o armazenamento, com manutenção dos teores de proteína e energia, geralmente perdidos quando no não uso de aditivos em silagens de forragens tropicais.