INFLUÊNCIA DA ÉPOCA DE SEMEADURA NA PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE AMENDOIM NA REGIÃO DE SORRISO - Resumo

O objetivo deste trabalho será avaliar o desempenho produtivo de cultivares de amendoim (Arachis hypogaea L.) em diferentes épocas de semeadura para região de Sorriso, Estado de Mato Grosso. O experimento será realizado na área experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, em Sorriso-MT, em 4 épocas de semeadura: 07/11; 28/11; 20/12 e 09/01 e três cultivares de amendoim da Embrapa (BRS 421, BRS 423 e BRS 425). O delineamento será em blocos casualizados, em esquema fatorial 4 x 3, com quatro repetições em parcelas de 3,0 m de comprimento e quatro linhas cada, de 0,90 m entre elas. Serão avaliadas as características agronômicas, o número de vagens por planta, número de grãos por vagem, número de grãos por planta, massa de 1000 grãos e produtividade de vagens e grãos. Os dados coletados das diferentes variáveis serão submetidos à análise de variância e os efeitos significativos pelo teste de F serão comparados pelo teste de Tukey (p≤0,05) visando à comparação entre as médias dos tratamentos utilizando o programa estatístico SISVAR.