Extensão > Projetos > Edital 56/2016/PROEX/IFMT > CORAL BILÍNGUE: INCLUINDO E VALORIZANDO AS MÚSICAS DE ORIGENS AFRO-BRASILEIRAS POR MEIO DA INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS

Título do Projeto: CORAL BILÍNGUE: INCLUINDO E VALORIZANDO AS MÚSICAS DE ORIGENS AFRO-BRASILEIRAS POR MEIO DA INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS

O presente projeto de extensão visa desenvolver ações voltadas ao cumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que tornam obrigatórios o ensino da História, da Cultura Afro-brasileira de origem africana em escolas dos níveis fundamental e médio. A escravidão no Brasil durou mais de trezentos anos e mesmo depois da libertação dos escravizados, atualmente eles ainda sofrem discriminações e preconceitos.  De acordo com Thomas Skidmore (1976) as raízes do pensamento racista no Brasil são profundas e fundadas em processos de colonialidade. A exemplo disso, ao analisarmos diversos livros didáticos encontramos a figura do negro apresentada de forma estereotipada, em situação de degradação e submissão. Não são muito presentes as formas de resistência e influências culturais como: música, arquitetura, agricultura, comércio, dança, culinária, arte, capoeira e outras mais. Nesta perspectiva, o projeto tem por objetivo construir um “Coral Bilíngue” (LIBRAS e Língua Portuguesa) composto por alunos ouvintes do IFMT Campus Sorriso e jovens surdos da comunidade local, que interpretarão músicas de raízes africanas. O projeto para ser realizado precisará passar por várias etapas: A primeira corresponde a estudos bibliográficos e seleção de repertório de músicas. Em segundo momento serão organizados ensaios envolvendo a tradução e interpretação em LIBRAS. A terceira etapa é referente às apresentações do coral para a comunidade escolar de Sorriso e na Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente do Jardim Amazônia Mãezinha do Céu. No final será realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de análise diagnóstica. Os dados envolvendo a relevância do projeto serão analisados através de rodas de conversas que ocorrerão depois das apresentações com o grupo.

Coordenadora: Lucinéia Rosa Soares

Contato: lucineia.rosa@srs.ifmt.edu.br