EXTENSÃO > Projetos > Edital 55/2015/REITORIA/PROEX - MOSTRA CULTURAL: RESGATANDO AS HERANÇAS CULTURAIS DOS POVOS AFRO-BRASILEIROS POR MEIO DA ARTE

Título do Projeto: MOSTRA CULTURAL: RESGATANDO AS HERANÇAS CULTURAIS DOS POVOS AFRO-BRASILEIROS POR MEIO DA ARTE

O presente projeto de extensão pretende refletir sobre o respeito à diversidade racial nas escolas. Em especial, pesquisar as manifestações históricas, culturais, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Vai de encontro ao cumprimento da Lei 10.639/2003, principalmente propõe atitudes criativas, que serão construídas pelas mãos de alunos artistas IFMT Campus Sorriso, cujas as obras artísticas serão expostas em uma grande mostra cultural. Para tanto, o projeto será desenvolvido em várias etapas, a primeira terá como ponto de partida estudos bibliográficos, iconográficos e pesquisa de campo na cidade d eSorriso. O segundo momento corresponde ao desenvolvimento de técnicas de desenho, releitura de obras de artistas que retrataram o Brasil no período de colonização. O terceiro momento corresponde à pesquisa fotográfica de manifestações e costumes originados dos povos africanos presentes em nosso cotidiano. No final, todas as imagens artísticas produzidas pelos alunos durante o projeto serão emolduradas e organizadas para compor uma mostra cultural que terá a sua sede no Campus Sorriso. O desenvolvimento de ações que visam contribuir para a conscientização do reconhecimento de que somos belos em nossas diferenças e que a diversidade nos completa é magnífico. Quando a arte brota das mãos dos alunos, tudo ganha maior importância, pois o respeito se constrói, a arte sensibiliza e nos tronam melhores como pessoas neste mundo tão abalado por preconceitos.

Palavras-chave: Relações étnico-raciais. Cultura Afro-brasileira. Linguagens artísticas. Artes visuais.

Coordenador: Sílvia Mara Davies

Contato: silvia.davies@srs.ifmt.edu.br

Apoio financeiro: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Situação do projeto: Em andamento