PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU, EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Página atualizada em 18/06/2021, às 10h25.

PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU, EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Área de Concentração: Educação Ambiental e Sustentabilidade

O curso foi desenvolvido para a compreensão teórico e prática dos temas relacionados à Educação Ambiental visando à reflexão crítica e a intervenção no campo das ciências ambientais. De forma interdisciplinar, o curso aborda diversos temas, como a contextualização da Educação Ambiental no Brasil, as relações da Educação Ambiental com o currículo, a epistemologia, metodologias de ação, a saúde e o meio ambiente, agroecologia, além da gestão de áreas protegidas, dos resíduos e dos recursos naturais. Assim, espera-se especializar educadores ambientais capazes de intervir de diferentes maneiras para o uso responsável do meio ambiente.

Este curso objetiva ainda contribuir para o fortalecimento das atividades de ensino e pesquisa do Campus em nível de pós-graduação, possibilitando a ampliação da atuação dos docentes. Além disso, espera-se que o curso fomente a realização de pesquisas e a proposição de projetos e intervenções contribuindo assim para uma relação sustentável com o meio ambiente.

Ingresso:

O ingresso no Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Sorriso, dar-se-á mediante processo seletivo público, conforme Organização Didática do IFMT/2014 e critérios e formas estabelecidas em edital específico.

Periodicidade:

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior terá duração de 18 (dezoito) meses. O Curso será ofertado anualmente na modalidade presencial, com encontros quinzenais, às sextas-feiras, período noturno e sábados, período diurno.

Número de vagas:

A oferta de vagas e a sistemática de ingresso no curso serão dimensionadas a cada período letivo, em projeto específico a ser aprovado pela Direção Geral. Conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMT são previstas 50 vagas para este curso, com uma entrada anual.

Matriz Curricular:

Clique aqui para ver a Matriz Curricular do curso

Coordenação:

Prof. Dr. Renato Andrade Teixeira (Link para acessar o currículo lattes)

coordenacao.pesquisa@srs.ifmt.edu.br

telefone: (66) 3545-3707

Portaria 19/2019 - Designa o responsável pela Coordenação de Cursos de Pós Graduação

Quadro Docente:

Clique aqui para ver o quadro de docentes do curso (atualizado em 18/06/2021)

Cronograma de aulas:

2019/2

2019/1 (alterado em 11/04/2019)