Tecnologia em Produção de Grãos

Página atualizada em 26/12/2023, às 08h59.

Tecnologia em Produção de Grãos (CURSO SUPERIOR)

O Objetivo do Curso Superior de Tecnologia em Produção de Grãos é de formar profissionais com senso crítico e ético, com competências e habilidades voltadas para o desenvolvimento e utilização de técnicas aplicadas ao sistema de produção de grãos e sementes. Qualificar o profissional para gerenciar projetos relacionados aos sistemas de produção de grãos com visão geral das ciências agrárias, conhecendo aspectos relacionados à fertilidade, manejo e conservação do solo, até aspectos relacionados ao maquinário empregado, armazenamento, beneficiamento e comercialização de grãos.

Ingresso

O ingresso no curso superior de Tecnologia em Produção de Grãos, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso no Campus Sorriso, dar-se há mediante processo seletivo, com critérios e formas estabelecidos em editais específicos. São ofertadas 35 vagas, anualmente, respeitando a reserva de vagas conforme legislação em vigor. Os processos seletivos ocorrem por meio de Exame Vestibular, Sistema de Seleção Unificada (SISU), Processos Simplificados para Vagas Remanescentes e Transferência Interna e Externa.

Matriz Curricular

Clique aqui para ver a Matriz Curricular do curso

Perfil do Profissional

O Egresso do Curso Superior de Tecnologia em Produção de Grãos deverá exercer o gerenciamento de projetos relacionados aos sistemas de produção de grãos, conhecendo desde aspectos relacionados à fertilidade, manejo e conservação do solo, até aspectos relacionados ao maquinário empregado, armazenamento, beneficiamento e comercialização de grãos; pode ainda, participar de pesquisas tecnológicas para melhoramento genético e produção de plantas. Faz parte da rotina deste profissional a emissão de pareceres sobre a produção de grãos, abrangendo temas como: controle de qualidade, otimização dos processos, impacto ambiental, novas tecnologia de produção, classificação, armazenamento e beneficiamento de grãos.

Ainda, o egresso estará habilitado para:

I – Produzir grãos e sementes;

II – Executar análise de sementes e classificação de grãos;

III – Desempenho de cargo e função técnica em laboratórios de análise de sementes e classificação de grãos ou unidades de beneficiamento de grãos e/ou sementes;

IV – Analisar e emitir laudos técnicos e pareceres na Produção e Classificação dos Grãos e Sementes;

V – Controlar a eficiência e a qualidade na Produção de Grãos e sementes;

VI – Planejar e executar projetos para o direcionamento e implantação das Unidades de Beneficiamento de Grãos e Sementes;

VII – Analisar e avaliar o desempenho e a eficiência do Sistema de Produção, Classificação, Secagem, Beneficiamento e Armazenamento de Grãos e Sementes;

VIII – Monitorar e avaliar o impacto ambiental na implantação das novas tecnologias na produção, classificação, armazenamento e beneficiamento de grãos e sementes;

IX – Utilizar os recursos computacionais como ferramenta, tanto no processo ensino e aprendizagem, quanto na aplicação dos conteúdos estudados.

Clique aqui para ver o Corpo Docente do curso (atualizado em 27/06/2023)

Profa. Dra. Ritielly Laiany Carvalho Senigalia
e-mail: ritielly.senigalia@ifmt.edu.br

Horários de aula:

Horário 2023/2

Horário 2023/1

Horário 2022/2

Horário 2022/1

Horário 2020/1

Documentos do curso:

Portaria de reconhecimento do curso (MEC)

Projeto Pedagógico do Curso (PPC) vigente