Doses de Azospirillum sp. no Manejo de Pratylenchus brachyurus na cultura da soja - Resumo

Com o aumento das áreas de cultivo intensivo com a cultura da soja, principalmente na região Centro-Oeste, torna-se grande a importância de preservação da sanidade destas culturas, mantendo assim o potencial produtivo. As lavouras atacadas por nematoides podem sofrer reduções de produtividade da ordem de 12% a 17%. A erradicação total de nematoides é impossível. O manejo de nematoides deve ser planejado de modo a integrar vários métodos de controle, entre eles o controle biológico, podendo ser através de fungos ou bactéria. Desta maneira o presente trabalho visa avaliar diferentes doses da bactéria Azospirillum sp. no manejo dos nematoides das lesões radiculares e sua influência na produtividade. O experimento será instalado nas culturas da soja, em blocos casualizados com quatro repetições. Sendo avaliados os seguintes tratamentos: testemunha (tratamento sem aplicação de produto), abamectina (nematicida químico) e quatro doses de Azospirillum sp. sendo metade da dose recomendada (100 mL/ha), a dose recomendada (200 mL/ha), duas vezes a dose recomenda (400 mL/ha) e quatro vezes a dose recomendada (800 mL/ha). Serão avaliados a germinação, altura de plantas e produtividade, além da quantidade de nematoides no momento do plantio, aos 45 e 60 dias após o plantio. Ao final todos os dados serão submetidos a análise de variância e teste de Tukey a 5% de probabilidade.