Competição intraespecífica de plantas de soja com desuniformidade de vigor de sementes - Resumo

O objetivo do trabalho é avaliar a competição intraespecífica em plantas de soja com desuniformidade de vigor de sementes. O delineamento experimental utilizado será de blocos casualizados com cinco repetições. Os tratamentos serão constituídos por 6 níveis de vigor de sementes. O experimento será conduzido em vasos com 20 litros onde serão cultivadas duas plantas de soja. Em todos os tratamentos, uma das plantas será proveniente de um lote de alto vigor (acima de 95% de vigor no teste de tetrazólio). A segunda planta corresponde aos respectivos tratamentos: T1: lote com vigor no teste de tetrazólio acima de 95%; T2: lote com vigor entre 80 e 90%; T3: lote com vigor entre 70 e 80%; T4: lote com vigor entre 60 e 70%; T5: lote com vigor entre 50 e 60%; T6: lote com vigor abaixo de 50%. Os diferentes níveis de vigor serão obtidos a partir de um lote inicial com vigor acima de 95% e posterior envelhecimento em câmara úmida em estufa de circulação forçada de ar. As variáveis serão analisadas nas duas plantas separadamente, sendo elas: dias para germinação, altura de plantas, diâmetro de colmo, número de hastes, número de vagens, número de grãos por vagem, massa de 1000 sementes, a massa seca de parte aérea e massa de grãos por planta e acúmulo de macro e micronutrientes na parte aérea. A análise estatística será realizada separadamente para as plantas de baixo e alto vigor. Os dados serão submetidos à análise de variância pelo teste F. As médias dos tratamentos serão submetidas à análise de regressão e as médias dos tratamentos T2 a T6 serão comparados com o controle T1 pelo teste de Dunnett.