Competição intraespecífica de plantas de milho com desuniformidade de vigor de sementes - Resumo

O objetivo do trabalho é avaliar a competição intraespecífica em plantas de milho com diferentes níveis de vigor de sementes. O delineamento experimental utilizado será de blocos casualizados com quatro repetições. Os tratamentos serão constituídos por 6 níveis de vigor de sementes, com um tratamento adicional, organizados em um fatorial (2x6)+1. O primeiro fator será constituído por duas plantas sob competição e o segundo fator será constituído por seis níveis de vigor de sementes. O experimento será conduzido em vasos com 20 litros onde serão cultivadas duas plantas de milho. Em todos os tratamentos, uma das plantas será proveniente de um lote de sementes de alto vigor (acima de 95% de germinação). A segunda planta corresponde aos respectivos tratamentos: T1: lote com germinação acima de 95%; T2: lote com germinação de aproximadamente 90%; T3: lote com germinação de aproximadamente 80%; T4: lote com germinação de aproximadamente 70%; T5: lote com germinação de aproximadamente 60%; T6: lote com germinação abaixo de 50%. O tratamento adicional (T7) será composto por um vaso contendo apenas uma planta proveniente de lote acima de 95% de germinação. Os diferentes níveis de germinação serão obtidos a partir de um lote inicial com germinação acima de 95% e posterior envelhecimento acelerado, para reduzir o vigor e a germinação das sementes. Um experimento prévio será realizado para determinar o período necessário para obtenção de cada lote. Aos 60 dias após a emergência, serão avaliadas nas duas plantas separadamente, as seguintes variáveis: altura de plantas, diâmetro de colmo, número de folhas, massa seca de parte aérea, massa seca radicular e acúmulo de macro e micronutrientes na parte aérea. Os dados serão submetidos à análise de variância pelo teste F (α=5%). As média das duas plantas separadas dos tratamentos T1 a T6 serão submetidas a análise de regressão (α=5%) e comparadas com o tratamento adicional (T7) pelo teste de Dunnett (α=5%).