Centro de Pesquisa em Sistemas de Aquaponia do IFMT Campus Sorriso - Resumo

Este projeto tem origem na demanda observada durante a realização de um projeto desenvolvido anteirormente que apresentou resultados interessantes. Vizualizando as multiplas possibilidades de promoção da aquaponia no município de Sorriso e no estado de Mato Grosso, planejamos a implantação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Aquaponia para o IFMT Campus Sorriso. Trata-se de um ambiente para desenvolvimento de ensaios, avaliação e difusão de diferentes tecnologias que podem ser aproveitadas no cultivo de diversas espécies. Esse ambiente será instalado no interior de uma casa de vegetação já cedida para implantação do projeto. A casa de vegetação conta com cobertura de filme plástico transparente e tela de polipropileno em suas laterais. Com área de aproximadamente 100m2 o Centro de Pesquisa de Aquaponia prevê a instalação de três caixas d’agua com capacidade de 1000L, filtro mecânico e biológico, overflow, além de bomba de 20.000 litros hora e filtro Ultra Violeta (UV). Quanto as áreas de cultivo, diferentes ambientes e sistemas serão pojetados e implantados. Ajustes no atual sistema de cultivo em calhas (NFT) vão permitir desenvolver cultivos de forma contínua, a partir da instalação de calhas berçarios. Outros sistemas como a aquaponia em Camas de cultivo e em Floating também serão montados para que possamos desenvolver experimentos utilizando esses sistemas. Esses sistemas juntos formarão um centro de pesquisa em aquaponia. Diversos experimentos poderão ser desenvolvidos no interior do sistema. Serão avaliados os cultivos mais adaptados a cada sistema de produção além de cultivares mais adaptadas ao cultivo em aquaponia. O espaço ainda servirá de oficina didática para as aulas de piscicultura, irrigação e olericultura dos alunos de Técnico em Agropecuária e Egenharia Agronômica do IFMT Campus Sorriso.