Características estruturais e produtivas do milho sob aplicação de extrato de raiz de gramínea forrageira e inibidor de nitrificação comercial - Resumo

O objetivo do presente projeto é avaliar o efeito do extrato de raízes de Brachiaria humidicola (Rendle) Schweick sobre as características estruturais e produtivas do milho, visando a nitrificação do nitrogênio (N) do solo, quando associados a ureia. O trabalho se justifica, pois em geral, no solo, a nitrificação biológica do nitrogênio sobre a ureia pode provocar perdas de 70% desse N. Assim produtos comerciais são pesquisados para inibir essa nitrificação e consequentemente diminuir as perdas, aumentando o aproveitamento do N pelas culturas, maximizando a produtividade, diminuindo custos e os impactos ambientais. Nesse sentido, o estudo à base de plantas como produto natural associado a ureia, inibindo a nitrificação, surge como um recurso de extrema relevância para potencializar o uso da ureia. Pesquisas sugerem que a Brachiaria humidicola possua a capacidade de inibir o processo de nitrificação do N no solo. Embora tenham sido encontrados trabalhos, utilizando-se extratos de espécies de plantas em estudos de avalição do efeito inibitório na nitrificação de N, não foram encontrados trabalhos com extratos de raiz de B. humidicola em associação com ureia na avaliação sobre a nitrificação de N no solo, mesmo diante dos resultados importantes sobre a eficiência da B. humidicola nesse processo. Assim para alcançar o objetivo da proposta, será realizado um experimento no IFMT Campus Sorriso, no qual a B. humidicola será coletada após 90 dias da sua semeadura, e na sequência será seca em estufa (45°C) e triturada em moinho tipo Willey em partículas de 1mm, para ser aderida aos grânulos de ureia de acordo com metodologia adaptada de Santhi et al. (1986), que será incorporado em vasos contendo um latossolo vermelho-amarelo distrófico, que receberá as sementes de milho (Zea mais L.). Os tratamentos serão constituídos de T0 - testemunha (solo sem aditivo nenhum); TDMPP- controle com solo tratado somente com DMPP (controle de inibição de nitrificação natural de possíveis resíduos); TU - solo tratado somente com ureia (taxa natural de nitrificação); TDMPPU – tratamento com ureia tratada com DMPP (controle de inibição de nitrificação) e TUERBH - Ureia com extrato de raiz de Brachiaria humidicola (inibição de nitrificação do extratode B. humidicola). Para os tratamentos sem extrato e com ureia serão utilizadas a dose de 300 mg N-UREIA kg-1 solo. O experimento será constituído de um total de 20 unidades experimentais (vasos). Após 60 dias da semeadura, as plantas de milho serão coletadas para análises, sendo levadas a estufa de secagem à 65°C para obtenção da massa seca de raízes, da parte aérea e massa seca total e razão raiz parte aérea. Na matéria seca das folhas serão determinados os teores de nitrogênio total (N-total) e nitrogênio nítrico (N-NO3-). Em cada vaso será coletada uma amostra de solo para a realização da análise de pH do solo e nitrogênio nítrico (N-NO3-). A avaliação do efeito dos diferentes tratamentos sobre as características fisiológicas e estruturais do milho será realizada através de leituras dos teores de clorofila a, b e total (a+b) nas folhas, através de medidor eletrônico portátil marca ClorofiLOG. A avaliação de características estruturais, será acompanhada por medições de altura de plantas, realizada com auxílio de régua milimetrada, espessura do colmo e contagem do número de folhas. As avaliações serão realizadas a cada dois dias. Os resultados das análises serão tabulados e analisados estatisticamente. Os dados serão submetidos a análise de variância e teste de comparação de média (Tukey) com 5% de significância, utilizando-se a plataforma estatística R (RCORE, 2013).