Avaliação do efeito nematicida de mamona (Ricinus communis) como fonte sustentável no controle de nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) - Resumo

Os nematóides fitoparasitas, promovem a destruição do sistema radicular, induzindo a formação de nodulações ou lesões necróticas nas raízes, impedindo as plantas de absorverem água e nutrientes, estão entre os mais estudados devido às perdas de produtividade. Nos últimos anos, os nematoides das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) têm causado danos elevados e crescentes, além de perdas econômicas extremamente preocupantes em diversas culturas como soja, milho além de danos causados a horticultura. Não existe resistência genética para o controle deste nematoide, sendo utilizado manejo cultura, incorporação de matéria orgânica, que poderá liberar acido e substâncias toxicas aos nematoides. A mamona possui em sua composição química princípios ativos que podem contribuir para o controle de pragas em vários tipos de culturas, isso se deve a presença de um alcalóide de alto grau de toxidade, a ricina. Desta maneira este trabalho visa identificar qual a melhor parte da plantas e melhor concentração do extrato aquoso no controle de Pratylenchus brachyurus.

Os experimentos serão conduzidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Sorriso (IFMT), no período de Abril a Junho de 2019-20. No presente trabalho objetiva-se avaliar o efeito nematicida da mamona (Ricinus communis), cultivar IAC-226, a partir dos tratamentos das concentrações (0, 5, 10, 15, 20 e 25%) de diferentes partes da planta (parte aérea, sistema radicular, frutos verdes e frutos secos) (diferentes experiementos) cada tratamento apresentará 200 juvenis/ml de Pratylenchus brachyurus. As avaliações das porcentagens de mortalidade dos juvenis ocorreram após 24 horas de contato com o extrato. O trabalho terá um delineamento experimental inteiramente casualizado, com cinco repetições. Por fim, serão comparados os diferentes extratos aplicados, determinando o tratamento de maior efeito sobre o fitonematóidePratylenchus brachyurus, a partir de analise de variância e teste de diferenciação de media (Tukey 5%).