Avaliação do algodoeiro submetido a diferentes doses de substâncias húmicas e níveis de estresse hídrico - Resumo

A cultura do algodão pode reduzir seu potencial produtivo devido à restrição hídrica, pois o déficit hídrico pode promover a paralisação no crescimento e desenvolvimento e se ocorrer no início do estádio reprodutivo da cultura, ocorrerá a senescência das partes reprodutivas e frutos (flores e capulhos), ocasionando redução na produtividade. O uso de substâncias húmicas proveniente de turfa pode funcionar como um condicionador de solo e melhorar o desenvolvimento do sistema radicular do algodoeiro e consequentemente, aumentar a resistência da cultura ao déficit hídrico.  O objetivo do presente estudo será avaliar os efeitos isolados e da interação do déficit hídrico e do uso de substâncias húmicas proveniente da turfa no desempenho agronômico do algodoeiro cv. TMG 81 WS. O experimento será conduzindo na fazenda experimental do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Sorriso. O delineamento experimental será em blocos casualizados com parcelas subdivididas e com quatro repetições. Os tratamentos nas parcelas consistirão em 4 diferentes lâminas de irrigação (40, 70, 100 e 130%) da irrigação total necessária (ITN) e nas subparcelas os tratamentos serão doses de substâncias húmicas (0, 30, 60 e 90 L ha-1). As variáveis analisadas serão: número de botões florais, número de maças e capulhos, altura da planta no florescimento e na maturidade, massa do capulho, massa da semente, massa da pluma, produtividade do algodão em caroço, produtividade do algodão em semente, produtividade do algodão em pluma, rendimento de fibra e características HVI (High Volume Instrument). Os resultados serão submetidos à análise de variância e quando significativos à regressão, ambos a 5% significância.