Avaliação de DDG como aditivo sequestrante de umidade no processo de ensilagem de capim braquiária - Resumo

Se a população mundial não para de crescer, e, com ela se tem a crescente demanda por produtos de origem animal, o barateamento dos custo de produção e medidas sustentáveis são necessárias para viabilizar esses sistemas produtivos. Em produção animal, a alimentação é onde se mobiliza a maior porcentagem dos custos de produção. A região de MT detém commodities de extrema relevância para economia nacional, dentre elas agropecuária e o milho. Associado a essas commodities estão as usinas de etanol a partir de milho, que geram coprodutos conhecido como DDG (Distillers Dried Grains with Solubles), com um elevado teor de proteína e matéria seca. O objetivo do projeto é avaliar o efeito do uso do DDG, como aditivo sequestrante de umidade na ensilagem da gramínea forrageira Brachiaria brizantha cv. Marandu coletada aos 28 dias, condição favorável com relação ao seu teor nutritivo, porém desfavorável por conter elevado teor de umidade, o que favorece fermentações secundárias e perdas excessivas por efluentes no processo de ensilagem. Para alcançar esse objetivo será realizado um experimento com 4 tratamentos: T1 (SM) silagem de Brachiaria brizantha cv. Marandu; T2 (FS) silagem de Brachiaria brizantha cv. Marandu + 25% de farelo de soja; T3 (DDG) silagem de Brachiaria brizantha cv. Marandu + 12% DDG; T4 (DDG) silagem de Brachiaria brizantha cv. Marandu + 25% DDG. O delineamento experimental será totalmente ao acaso, com cinco repetições, totalizando 20 unidades experimentais. Após aproximadamente 60 dias os silos serão abertos e uma amostra de cada tratamento será retirado para análise laboratorial como matéria seca (MS), proteína bruta (PB) metodologia descrita em Tedesco et al. (1995), pH, acidez titulável método descrito por Silva e Queiroz (2002) e perdas de efluentes será realizada de acordo com o método descrito por Jobim et al. (2007). Os dados serão submetidos a análise de variância e teste de comparação de médias com 5% de significância, utilizando-se a plataforma estatística R (RCORE, 2013). Espera-se que os níveis nutritivos iniciais da silagem sejam mantidos durante todo o armazenamento, com manutenção dos teores de proteína e energia, geralmente perdidos quando no não uso de aditivos em silagens de forragens tropicais.