Sorrisense conquista melhor resultado da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas entre os participantes de MT

Publicado por: Campus Sorriso / 13 de Janeiro de 2023 às 11:17

Esta é a quarta competição da Obfep em que o estudante se destaca desde que ingressou no IFMT.

A Sociedade Brasileira de Física (SBF) anunciou ontem (12) em suas mídias sociais a publicação dos resultados de duas categorias da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep 2022). A tabela lista o estudante Elizier Ariel Pereira, de Sorriso, como um dos participantes que fizeram jus à medalha de prata na competição.

Elizier concluiu no ano passado o Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso e é o único estudante de Mato Grosso a compor a lista dos premiados. Esta é a quarta competição do gênero em que o estudante se destaca desde que ingressou no IFMT.

Em 2021 ele recebeu medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e, no ano passado, além de conquistar uma medalha de ouro na OBA, comemorou também a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

“Essas olimpíadas se diferenciam daquilo que estamos habituados nas provas do Ensino Médio. Eu gosto de resolver questões. Eu tenho prazer em resolver problemas de física... e é muito bom conseguir uma medalha, não só pelo prêmio, mas por poder representar a instituição e incentivar mais estudantes a participarem das olimpíadas científicas”, comenta.

Agora formado como técnico em Alimentos, ele pretende buscar a aprovação em um dos vestibulares mais concorridos do País: o do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e quer seguir participando das competições científicas.

Em Mato Grosso 12 escolas foram credenciadas para a Obfep 2022, entre elas o IFMT Campus Sorriso, onde o prof. Dr. Marcelo Felipe Zanella de Arruda ficou responsável pela organização dos eventos científicos na área de física em 2022. A Obfep aconteceu no segundo semestre do ano e contou com duas fases: uma em agosto e outra em novembro.