IFMT abre seleção de estudantes para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

Publicado por: Campus Sorriso / 10 de Novembro de 2020 às 17:19

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) lançou, no começo desta semana, o Edital nº 093/2020, com 2.865 vagas em cursos técnicos ofertados gratuitamente para estudantes que ingressarão no Ensino Médio em 2021 e que desejam estudar na instituição de ensino federal.

Nos cursos técnicos integrados, a formação regular do Ensino Médio acompanha a formação profissional  em um único curso, conforme as opções de curso disponíveis em cada uma das 21 unidades do IFMT que ofertam vagas nesta seleção. Ao final da formação, o estudante aprovado recebe a certificação de técnico e, se desejar, poderá prestar vestibular para curso superior em qualquer área do conhecimento, como acontece com os egressos do Ensino Médio regular.

Em Sorriso, o IFMT oferece 140 vagas. As oportunidades da unidade sorrisense do IFMT são distribuídas entre dois cursos: Técnico em Alimentos e Técnico em Agropecuária. Ambos os cursos têm duração de três anos e as aulas acontecem em período integral (manhã e tarde).

Em razão da pandemia, a seleção dos estudantes (que normalmente acontece por meio de uma prova física) este ano acontecerá na forma de sorteio público, que será transmitido ao vivo pelo YouTube no dia 12/01/2021. Mais informações sobre o sistema de sorteio que será adotado podem ser encontradas no próprio edital do Processo Seletivo ou, de forma simplificada, neste link.

Este ano as inscrições para o Processo Seletivo do IFMT serão gratuitas, e podem ser feitas pela internet entre os dias 12/11/2020 e 04/01/2021, no portal eletrônico de seleção do IFMT (selecao.ifmt.edu.br), em um link disponibilizado dentro da página correspondente ao Edital 093/2020. É importante que os candidatos acessem o endereço eletrônico e leiam atentamente o edital, que contém as regras do Processo Seletivo, com atenção especial aos perfis de inscrição dentro do sistema de cotas utilizado pela instituição.

O sistema de cotas

Mesmo com um formato diferente do tradicional para a seleção de seus estudantes este ano, a instituição segue com a reserva 60% de suas vagas para candidatos que tenham cursado o Ensino Fundamental integralmente em escolas públicas. Os demais candidatos devem se inscrever para as vagas de Ampla Concorrência (AC) ou, no caso de pessoa com deficiência (PcD), para a Lista 1 (L1), conforme orientações que estão detalhadas no edital.

Já as vagas reservadas são distribuídas dentro de um sistema de cotas sociais que faz parte da política de ações afirmativas de inclusão socioeconômica, étnico-racial e para pessoas com deficiência. Essa política faz com que as vagas contemplem oito diferentes perfis de candidatos (que na seleção são chamados de “listas”), sendo que, para todos esses perfis, o primeiro critério é ter cursado o Ensino Fundamental integralmente em escola pública.

Atendido esse critério, as vagas reservadas para a política de ações afirmativas são distribuídas em dois grandes grupos, conforme a renda bruta per capita das famílias dos candidatos. Em cada um desses grupos há quatro listas.

É essencial que o candidato saiba identificar corretamente qual lista reflete seu perfil. Para ajudar a entender melhor o sistema de cotas, o IFMT disponibiliza na página da seleção o link para um vídeo explicativo (que você pode assistir clicando aqui).

Candidatos que tenham dúvidas ou que necessitem de ajuda técnica referente às inscrições devem encaminhar pedido por e-mail dentro do período de inscrição para lista.processoseletivo@ifmt.edu.br.