Em Audiência Pública, sociedade indica suas expectativas para o PDI 2019-2023 do IFMT referentes ao Campus Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 27 de Setembro de 2018 às 17:04

Na noite da última segunda-feira (24/09), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso promoveu uma Audiência Pública, realizada no auditório do Campus, voltada a recolher as contribuições da comunidade para o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMT (PDI 2019-2023).

No começo da audiência, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, João Germano Rosinke, explicou aos participantes que o PDI é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual “a instituição vai dizer pra onde que ela vai caminhar nos próximos 5 anos”. O pró-reitor demonstrou ainda a metodologia aplicada na construção do PDI e apresentou um histórico de como essa ferramenta tem sido aplicada no planejamento do IFMT nos últimos anos.

O diretor-geral do IFMT Campus Sorriso, prof. Claudir von Dentz, apresentou um resumo das análises feitas pela comunidade acadêmica que diz respeito aos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças que a instituição possui/encontra no desenvolvimento de suas atividades. Levantadas por meio de uma ferramenta de planejamento chamada “análise SWOT”, essas informações deverão ser consideradas nas contribuições do Campus Sorriso para o PDI do IFMT.

Apresentado o contexto da construção do PDI, a população manifestou suas observações, contribuições e expectativas em relação ao desenvolvimento da instituição. De uma forma geral, a forma como o IFMT está conduzindo as discussões de seu Planejamento Estratégico foi elogiada. Além disso, os participantes sugeriram pontos como uma maior aproximação entre as ações da instituição e as demandas do empresariado e da agricultura familiar, maior atuação do Campus direcionada ao fomento da verticalização da produção agrícola regional, criação de fóruns de discussão que integram o planejamento da instituição com o planejamento dos municípios e da iniciativa privada e direcionamento de ações de comunicação institucional voltada à sensibilização do empresariado quanto à mão-de-obra que está sendo formada dentro do Campus, visando fomentar oportunidades de trabalho aos egressos.

Na discussão sobre o planejamento quanto à oferta de cursos para o próximo período, entre as contribuições da comunidade foram citadas a abertura de cursos de licenciatura na área de ciências humanas, e a manutenção da oferta do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental – curso superior ofertado pelo Campus Sorriso desde 2012 e que, em razão da alta evasão, corre o risco de ser encerrado.

A audiência pública contou com a participação de autoridades locais, como o vice-prefeito Gerson Bicego, os vereadores Cláudio Oliveira, Marisa Neto e Silvana Faccio, além de secretários municipais de Sorriso e de municípios da região e de representantes da sociedade civil organizada.

Todos os apontamentos foram para a ata da audiência pública, que será incorporada ao processo de construção do PDI do IFMT, juntamente com atas de reuniões gerais de servidores, avaliações da comunidade acadêmica, entre outros documentos produzidos para essa finalidade.