Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Sorriso

Informativo Acadêmico

Sorriso, 01/10/2019

Trabalhos apresentados na V Feira de Ciências do IFMT Campus Sorris reúnem conceios de Química, Física e Biologia
V Feira de Ciências atrai estudantes de outras escolas para o IFMT Campus Sorriso

Realizada no dia 06/09, uma sexta-feira, a V Feira de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso reuniu 59 trabalhos envolvendo conceitos de física, química e biologia. As apresentações aconteceram em diferentes espaços da unidade de ensino e atraíram visitantes de outras escolas.

No dia 20/09 os melhores trabalhos da Feira de Ciências foram premiados com troféus e medalhas. Os alunos responsáveis pelos trabalhos “Plástico Biodegradável”; “Sistema de Aquaponia”; e “Luminária Indicadora de Condutividade Elétrica” ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O professor de Física Breno Dröse Neto – um dos membros da banca avaliadora – explica que a comissão “buscou observar nos trabalhos apresentados a aplicação correta dos conceitos, a capacidade dos estudantes em descrever a funcionalidade dos projetos e, sobretudo, a criatividade para trabalhar com diferentes materiais e explicar um mesmo conceito de forma simples e inovadora".


 
 
 
IFMT esteve entre as 28 entidades que participaram do desfile cívico organizado pela Prefeitura de Sorriso nas comemorações do Dia da Independência do Brasil
IFMT participa do desfile cívico no Dia da Independência

No dia 07/09, estudantes e servidores do IFMT Campus Sorriso participaram do Desfile Cívico organizado pela Prefeitura Municipal de Sorriso em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.

O grupo foi distribuído em seção com as bandeiras do Brasil, de Mato Grosso e do IFMT; banner com o nome da unidade sorrisense; estandartes com os nomes dos cursos ofertados pela instituição em Sorriso; bloco com participantes do projeto Karatê Shotokan e bloco com estudantes dos cursos técnicos, devidamente uniformizados.

A Secretaria Municipal de Educação estima que mais de 4 mil pessoas participaram do desfile. Além das escolas, clubes de serviço e corporações militares participaram da solenidade, totalizando 28 entidades.


 
 
 
Sob a instrução de bombeiros militares, servidores do IFMT Campus Sorriso participam de curso de Suporte Básico para a Vida
Servidores do Campus Sorriso aprendem noções de primeiros socorros

Logo na primeira semana de setembro, no dia 04/09, servidores do IFMT Campus Sorriso participaram do Curso Prático de Primeiros Socorros e Suporte Básico para a Vida. Realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, a capacitação foi conduzida pelos bombeiros 1º sargento Moraes e Soldado Fernanda.

De acordo com o chefe do Departamento de Ensino do IFMT Campus Sorriso, professor Marcionei Rech, o objetivo do curso foi “capacitar os servidores para atendimento dos estudantes quando em situações de crises ou desmaios, além de ocorrências atípicas que possam surgir na sede do Campus ou na Fazenda Experimental”.

Durante a formação, os instrutores destacaram a importância do monitoramento e manutenção dos sinais vitais da vítima em uma situação de emergência, e responderam a questionamentos feitos pelos servidores referentes a emergências potenciais às quais a comunidade acadêmica está sujeita, como a ocorrência de acidentes durante atividades de campo.


 
 
 
Orientações sobre Enade são repassadas aos acadêmicos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Bacharelado em Engenharia Agronômica
ENADE – Campus Sorriso inicia campanha para conscientização dos estudantes sobre a realização da prova

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação anual que faz parte da construção dos indicadores de qualidade dos cursos superiores no Brasil. Na edição de 2019, o Enade alcançará dois cursos superiores ofertados pelo IFMT Campus Sorriso: Tecnologia em Gestão Ambiental e Bacharelado em Engenharia Agronômica.

As coordenações dos dois cursos iniciaram a mobilização da comunidade acadêmica para a conscientização sobre a importância do Exame, trabalho que conta com o apoio da Assessoria de Comunicação do Campus para a produção de materiais informativos que estão sendo disparados para o público-alvo da prova sobre as obrigações dos estudantes em relação ao Enade.

Ainda, no dia 09/09, o IFMT Campus Sorriso promoveu uma reunião com acadêmicos para apresentar orientações gerais a respeito da participação no Enade.


 
 
 
Próximo ao restaurante do Campus Sorriso, novo espaço para convivência dos estudantes tem jardim e lago com cascata
Campus Sorriso recebe jardim com lago artificial e cascata como resultado de trabalho voluntário e doações

Parcerias com os setores público e privado e o envolvimento direto da comunidade acadêmica permitiram ao IFMT Campus Sorriso disponibilizar aos estudantes, a partir de setembro, um novo espaço de convivência, composto por um jardim com um pequeno lago e cascata. A área, idealizada pelos professores Élio Barbieri e Roberta Cristiane Ribeiro, foi construída com apoio dos alunos e utilizando materiais doados.

Durante alguns finais de semana, alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e de Técnico em Agropecuária, acompanhados pelos professores, fizeram a impermeabilização de uma área escavada pela Prefeitura de Sorriso, o paisagismo e uma ponte, no que antes era apenas um desnível no terreno ao lado do Campus. O trabalho foi concluído há poucos dias, e já atrai visitantes entre os estudantes da instituição de ensino federal nos intervalos entre as aulas.

Barbieri explica que a ideia surgiu na forma de promessa, feita próxima a uma cirurgia cardíaca à qual o docente foi submetido. Ele conta que tem um espaço parecido em sua casa, e que a estrutura ajuda a promover momentos de tranquilidade para a família em meio à rotina que às vezes se torna desgastante. Pensando no bem-estar dos quase 1200 alunos atendidos pelo Campus Sorriso, os docentes planejaram o “laguinho do IFMT”, e foram atrás de parcerias que pudessem “viabilizar o projeto sem custos ao IFMT”, enfatiza, acrescentando que a gestão do Campus apoiou a ideia desde o princípio.

As diferentes etapas da construção do espaço e agradecimentos públicos a todos que contribuíram para o resultado nortearam diversas publicações do professor em sua conta pessoal do Facebook. Uma das mais recentes é um vídeo de um grande lagarto caminhando próximo ao lago, provavelmente em busca de sombra e água em meio ao calor dos últimos dias.


 
 
 
Bate-papo com psicólogos é uma das ações desenvolvidas em Sorriso durante campanha 'Setembro Amarelo'
Setembro Amarelo: IFMT Campus Sorriso realiza “Roda de Conversa” com psicólogos e comunidade acadêmica, entre outras atividades

No dia 16/09, no auditório do IFMT Campus Sorriso, um bate-papo entre psicólogos e comunidade acadêmica foi um dos marcos das ações desenvolvidas pela unidade de ensino federal durante a campanha Setembro Amarelo, focada na prevenção ao suicídio. Chamada de “Roda de Conversa”, a atividade trouxe cinco profissionais de diferentes instituições para compartilharem suas visões e recomendações sobre o mote da campanha.

Além da Roda de Conversa, o Campus Sorriso desenvolveu, em conjunto com estudantes, ações visando aumentar a autoestima dos membros da comunidade acadêmica. O mês de setembro começou com a distribuição de mensagens de positividade na entrada do Campus e nos armários dos alunos. Ainda, os banheiros da escola receberam cartazes e, no caso dos banheiros femininos, foram disponibilizados produtos para embelezamento e higiene pessoal, como maquiagem, desodorantes e absorventes.

Os psicólogos que participaram da Roda de Conversa elogiaram a organização do IFMT Campus Sorriso em promover o debate e em prover, por meio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), um serviço de atenção aos estudantes que dá suporte a situações da vida escolar e que, eventualmente, demandam encaminhamentos para atendimento médico especializado, seja psicoterápico ou psiquiátrico.

“Criamos um grupo de estudantes, o ‘IF Consciente’, com o propósito de realizar ações para dar suporte aos colegas que passam por algum tipo de transtorno ou acompanhamento psicológico com ações de positividade e afixamos no Campus faixas da campanha Setembro Amarelo para conscientização sobre o uso dos serviços do CVV, que presta assistência de prevenção ao suicídio por meio do telefone 188”, acrescenta a tradutora e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Lucineia Rosa Soares.

Veja este conteúdo em nosso site

 
 
 
Painel temático Carolina Maria de Jesus traz extensa programação cultural e discussões sobre o papel da mulher na sociedade

Entre os dias 23 e 25/09, o Campus Sorriso sediou a terceira edição do “Painel Temático Carolina Maria de Jesus, um retrato de nós”. O evento, aberto a estudantes e profissionais de Sorriso, contou com uma programação extensa de apresentações culturais e discussões sobre temáticas relacionadas à desigualdade de gênero.

Carolina Maria de Jesus foi uma catadora de papel, moradora da favela do Canindé, em São Paulo, e autora do best-seller “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”, obra traduzida para 16 idiomas e vendida em 40 países. Negra, pobre, filha de pais analfabetos e mãe de três filhos: os obstáculos encontrados por Carolina contrastam com o sucesso de seus textos, tornando-a um símbolo para discussões sobre uma infinidade de questões sociais que permearam sua trajetória de vida.

Neste ano, o Painel Temático realizado pelo IFMT Campus Sorriso contou com dez palestrantes, que abordaram “Os direitos humanos das mulheres e a luta pelo exercício da cidadania”, “O protagonismo e os desafios da Mulher com Deficiência”, “A Questão da Mulher Indígena: história, resistência e representatividade”, “Relações patriarcais de sexo, mercado de trabalho, literatura e feminismo”, “Evidenciando a desigualdade de gênero”, “Mulher: Diversidade, sexualidade e protagonismo”, “Dança Afro: expressão e corporeidade”, e ainda uma oficina de Defesa Pessoal para Mulheres e uma exposição de fotografias produzidas pelos estudantes sob a temática “Janelas”.

Veja este conteúdo em nosso site

 
 
 
IFMT esteve presente na Reditec 2019

No começo do mês de setembro, o diretor geral do IFMT Campus Sorriso, professor Claudir von Dentz, esteve participando, juntamente com outros gestores do IFMT, da Reditec 2019, evento que aconteceu em Florianópolis-SC entre os dias 09 e 13.

A Reditec promove o compartilhamento de experiências exitosas na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e discute os desafios mais atuais para as instituições de ensino federais.

Entre as temáticas trabalhadas neste ano estiveram o ensino de Língua Portuguesa, o diagnóstico da proficiência em Inglês na Rede, oportunidades de internacionalização das instituições, além de discussões sobre orçamento da Rede e sobre o programa Future-se.


 
 
 
Webconf orienta sobre processos eletrônicos implantados no âmbito do IFMT

A modernização da administração pública tende a diminuir a burocracia, agilizar processos e permitir maior transparência nas ações dentro das diferentes esferas de governo. No âmbito do IFMT, alguns processos já deixaram de correr em meio físico e agora têm seu andamento via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

Processos para solicitações de diárias e passagens para viagens a serviço no País ou no exterior, requisição de certificado digital, pagamentos para substituição eventual, além de diversos outros serviços relacionados às demandas de carreira e, inclusive, demandas relacionadas a editais e programas de Extensão, já estão disponíveis no formato eletrônico.

As orientações sobre como utilizar as ferramentas de Processo Eletrônico foram repassadas em uma webconferência realizada no começo de setembro (disponível neste link).

No portal do IFMT, o endereço processoeletronico.ifmt.edu.br reúne manuais, fluxogramas, lista de processos já implantados de forma eletrônica, e uma sessão com as dúvidas frequentes.


 
 
 
Cronograma prévio para período de inscrições nos editais de ingresso 2020/1 | Foto: Dieison Guisolfi/IFMT Sorriso
Acesse nosso canal no Youtube Acesse nossa página no Facebook Acesse nossa página no Facebook

Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do IFMT Campus Sorriso

jornalista responsável: Dieison Guisolfi

 

Envie sua sugestão de pauta para novos informativos: comunicacao@srs.ifmt.edu.br

Cancelar assinatura deste informativo
Visualize nossa localização no Google Maps

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT) CAMPUS SORRISO
Av. dos Universitários, 799.
Res. Santa Clara
Sorriso-MT
Caixa Postal nº 1063 - CEP 78.890-000
Telefone: 66-3545-3700