Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Sorriso

Informativo Acadêmico

Sorriso, 30/08/2019

Reunião de gestores do Campus Sorriso com representantes da Propes e da Ascom/Reitoria discute estrutura do WorkIF pesquisador.
Campus Sorriso será a primeira unidade do interior a sediar o maior evento científico do IFMT

Programado para acontecer em Sorriso entre os dias 25 e 27/11/2019, o WorkIF deste ano terá uma nova roupagem, chamada de “WorkIF Pesquisador”. O VI Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) terá como público-alvo os bolsistas que desenvolvem projetos incentivados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Os detalhes do evento começaram a ser discutidos em reuniões entre representantes da Reitoria e do Campus Sorriso. A última dessas reuniões aconteceu no dia 10/07, na sala de reuniões do Campus Sorriso, com a participação de servidores da PROPES, PROAD, Ascom/Reitoria e gestores locais do Campus.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Wander Miguel de Barros, a expectativa é de que o WorkIF deste ano, mais enxuto devido às restrições orçamentárias impostas pelo governo federal, conte com apresentações orais de até 167 projetos de pesquisa, palestras, reunião técnica com pesquisadores das principais áreas do conhecimento e “pitch” de projetos de inovação. [...]

Veja este conteúdo em nosso site

 
 
 
Com apenas duas semanas desde sua criação, conta do IFMT Campus Sorriso no Instagram alcança quase 400 seguidores.
Presença digital: IFMT Campus Sorriso agora está no Instagram

Um novo espaço digital para interação do IFMT Campus Sorriso com a comunidade foi aberto em agosto: a conta oficial da unidade no Instagram. Usuários dessa mídia social poderão pesquisar, marcar e seguir a conta “ifmt.sorriso”, que é administrada pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da unidade de ensino. Em apenas 15 dias de atividade a conta já possui aproximadamente 400 seguidores.

Focado no uso de imagens, o Instagram é um novo espaço onde o IFMT busca alcançar seus diferentes públicos. “Demoramos um pouco para entrar no Instagram porque a alimentação adequada de uma conta nessa plataforma é um trabalho contínuo e que precisa seguir um planejamento para não impactar negativamente na produtividade do setor em outras tarefas importantes”, comenta Dieison Guisolfi, jornalista do Campus.

O aumento da presença digital do Campus Sorriso alinha-se com o Plano de Gestão estipulado pela Direção Geral e segue o planejamento estratégico da Ascom. Além do Instagram, a unidade de ensino hoje está presente no Whatsapp (com grupo oficial de notícias e lista de transmissão de sugestões de pauta para a imprensa), Facebook e Youtube, além do site institucional. A Ascom ainda mantém a publicação periódica de comunicados e do Informativo Acadêmico, distribuídos por e-mail.

Acesse a conta do IFMT Campus Sorriso no Instagram

 
 
 
Diretor-geral, prof. Claudir von Dentz e prof. Élio Barbieri Junior recebem, em nome do IFMT Campus Sorriso, equipamento doado pela empresa Agroboi.
Campus Sorriso recebe doação de equipamento para avicultura

No dia 15 de julho, o IFMT Campus Sorriso recebeu a doação de uma chocadeira automática com capacidade para 50 ovos de galinha ou 140 ovos de codorna com valor estimado em R$ 625,00. O aparelho foi doado pela empresa Agroboi Produtos Agropecuários e deve ser incorporado ao laboratório de biologia da unidade de ensino federal.

De acordo com o professor Élio Barbieri Junior, a chocadeira é um equipamento necessário à realização de práticas planejadas para as disciplinas de Zootecnia I (do curso de Técnico em Agropecuária) e Produção Animal I (do curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica), e também deve beneficiar ações de outras disciplinas, além de projetos de pesquisa e de extensão. [...]

Veja este conteúdo em nosso site

 
 
 
Projeto busca ensinar desenvolvimento de software para estudantes do IFMT Campus Sorriso.
Inovação e Empreendedorismo norteiam projeto de Ensino que começa a recrutar voluntários no Campus Sorriso

Com foco na inovação e no empreendedorismo, um novo projeto de Ensino abriu, nesta semana, o período para recrutamento de participantes entre os alunos do IFMT Campus Sorriso. Sob o nome de “CodIFica”, o projeto é coordenado pelo prof. Dr. André Assis Lôbo de Oliveira, da área de informática, e propõe o desenvolvimento de aplicações de software para a solução de problemas reais.

“Transformar ideias em produtos de software envolve ações que extrapolam a escrita de linhas de código. Requer um estudo profundo de viabilidade da proposta, planejamento e dedicação. Trazer isso à realidade dos estudantes pode desmitificar a ideia de que software é desenvolvido somente por programadores”, explica o professor.

A ideia do CodIFica gira em torno da criação de um ambiente inspirado na indústria de desenvolvimento de software, mas com características que remetem a atuação de um grupo de estudos avançados, pois os estudantes conhecerão ferramentas e linguagens de programação à medida em que desenvolvem um produto. [...]

Veja este conteúdo em nosso site

 
 
 
Cronograma prévio para período de inscrições nos editais de ingresso 2020/1 | Foto: Dieison Guisolfi/IFMT Sorriso
Acesse nosso canal no Youtube Acesse nossa página no Facebook Acesse nossa página no Facebook

Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do IFMT Campus Sorriso

jornalista responsável: Dieison Guisolfi

 

Envie sua sugestão de pauta para novos informativos: comunicacao@srs.ifmt.edu.br

Cancelar assinatura deste informativo
Visualize nossa localização no Google Maps

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT) CAMPUS SORRISO
Av. dos Universitários, 799.
Res. Santa Clara
Sorriso-MT
Caixa Postal nº 1063 - CEP 78.890-000
Telefone: 66-3545-3700