Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Sorriso

Informativo Acadêmico

Sorriso, 09/07/2019

Festa Junina do Campus Sorriso reúne apresentações de danças e comidas típias | Foto: Dieison Guisolfi/IFMT Sorriso
Com comidas e danças típicas, festas juninas mobilizam comunidade acadêmica

Na última sexta-feira do mês de junho foi realizado o "arraiá" do Campus Sorriso, composto de duas festas organizadas de forma independente pelos próprios estudantes.

A festa junina preparada pelos alunos dos cursos técnicos foi a primeira a acontecer. Realizada no período da tarde, a atividade contou com apresentação de quadrilhas, cuja coreografia e ensaios foram conduzidos pela professora de educação física Renata de Oliveira Carvalho com o apoio da assistente de alunos Jemily Ramos e do professor de alimentos Julio Piaia.

À noite foi a vez dos estudantes dos cursos superiores de tecnologia celebrarem o São João. Também com muita comida, a festa junina dos cursos noturnos contou com a presença de familiares dos acadêmicos e diversos servidores do Campus. [...]

Veja este conteúdo em nosso site

 
 
 
Com acadêmicos envolvidos na organização, semanas acadêmicas do Campus Sorriso lotam auditório da unidade | Foto: Dieison Guisolfi/IFMT Sorriso
Semanas Acadêmicas de Ciências Agrárias e Gestão Ambiental destacam-se entre as ações do mês de junho

Organizadas com envolvimento direto dos acadêmicos, a 3ª Semana Acadêmica de Tecnologia em Gestão Ambiental e a 2ª Semana Acadêmica de Ciências Agrárias reuniram um grande público no auditório do Campus Sorriso entre os dias 05 e 07 de junho.

A palestra de abertura foi um ponto comum nas duas Semanas Acadêmicas, e trouxe como tema "A Sustentabilidade na Agricultura em Sorriso". Na oportunidade, o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Tiago Stefanello destacou a importância do IFMT para o desenvolvimento sustentável da região. “Gerar conhecimento para nosso setor, para as ações do produtores, para transformar a nossa região numa região mais sustentável... mais autossuficiente, é importantíssimo. A base sai daqui, sai da educação”. [...]

Veja este conteúdo em nosso site

 
 
 
Estudantes do distrito de Caravagio visitam Campus Sorriso | Foto: Rubia Giovelli/IFMT Sorriso
Estudantes do distrito de Caravágio conhecem o IFMT

Na manhã do dia 12/06, 11 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Caravágio visitaram o IFMT Campus Sorriso. De acordo com a diretora da escola municipal, Marli Picoli, a visita é uma aula de campo que visa dar conhecimento aos alunos sobre “a proposta do IFMT, e motivá-los a cursarem o Ensino Médio”.

Recebida pelo diretor-geral do Campus, prof. Claudir von Dentz, a turma da professora Kátia Souza Silva Strieder fez um tour pela unidade de ensino federal . Os estudantes também receberam diversas informações sobre a metodologia dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio; as opções de curso disponíveis no Campus Sorriso; e sobre os programas de apoio, como nivelamento e assistência estudantil.

Localizado a aproximadamente 60 km do núcleo urbano de Sorriso, o distrito de Caravágio é uma das comunidades de produtores rurais mais antigas do município, e lá não há oferta de Ensino Médio.


 
 
 
ação 'Árvore dos Sonhos' traz um sábado cheio de atividades no Parque Ecológico Municipal | Foto: Dieison Guisolfi/IFMT Sorriso
No Parque Ecológico, estudantes da especialização em Educação Ambiental do IFMT Campus Sorriso realizam atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente

No dia 08/07, a iniciativa “Árvore dos Sonhos” aconteceu no Parque Ecológico Municipal de Sorriso, levando ao local uma série de atividades voltadas à preservação e à mobilização social em favor do meio ambiente. A ação foi idealizada por acadêmicos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, em Educação Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso.

Coordenados pela professora Silvia Yochie Kataoka, da disciplina de Gestão de Recursos Naturais, e com o apoio do professor Aguinel Messias de Lima e de alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, os acadêmicos de Educação Ambiental reuniram trilha ecológica; apresentação de minhocário; distribuição de mudas frutíferas nativas e de plantas medicinais; degustação de chás; confecção de brinquedos ecológicos com material reciclável; e mutirão de limpeza no parque. Além disso, aplicaram uma avaliação de percepção ambiental aos usuários do espaço.


 
 
 
Arborização no IFMT Campus Sorriso transforma fachada da unidade de ensino | Foto: Dieison Guisolfi/IFMT Sorriso
Campus Sorriso conclui mais uma etapa do projeto de arborização

Com o plantio de cerca de 150 mudas na sede do IFMT Campus Sorriso, no final do mês de maio, a unidade de ensino federal segue a cada dia mais verde. As arbóreas fazem parte de um total de 761 mudas de diferentes espécies, tanto ornamentais quanto frutíferas, adquiridas com recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) junto ao Ministério Público Estadual (MPE), somando R$ 52.540,00.

O coordenador do Núcleo de Produção do IFMT Campus Sorriso, Thiago de Souza Rizzi, explica que, durante o mês de maio, o foco da equipe responsável pelo plantio das mudas foi nas plantas de maior porte, com destaque para 30 palmeiras integradas aos canteiros na fachada do Campus (foto)."Além do MPE, essa ação conta com o apoio da equipe do Horto Florestal, que tem sido fundamental", complementa Rizzi.

Segundo ele, as frutíferas (açaí, jabuticaba, cupuaçu, araçá-boi, manga, araçá-goiaba) “estão sendo mantidas para o plantio no início da estação chuvosa. Elas serão utilizadas para a constituição das unidades didáticas, e poderão ser utilizadas para o desenvolvimento de pesquisas e produtos”.

A arborização do Campus Sorriso é uma ação contínua que agrega a contribuição de diferentes iniciativas, não só de plantio de mudas, mas também de planejamento sustentável e de conscientização ambiental. Para essa finalidade, soma-se à parceria formal com o MPE ações como o “Adote uma Planta” (2016), o plantio de girassóis (feito no começo do ano letivo de 2017), o plantio de mudas no entorno do Campus, (novembro de 2017) e as contribuições dos servidores envolvidos com essas e outras ações.


 
 
 
Na reta final para formar sua primeira turma, curso de Engenharia Agronômica do IFMT Campus Sorriso inicia defesas de TCC

No dia 25 de junho começaram as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do IFMT Campus Sorriso.

O primeiro trabalho apresentado foi “SELETIVIDADE DE ATRAZINE E PARAQUAT + DIURON EM CROTALARIA spp. E CONTROLE DE SOJA VOLUNTÁRIA”, desenvolvido pelo acadêmico Adauto Kennedy Rubenich, em uma parceria entre o IFMT e a Embrapa Agrossilvipastoril. [...]

Veja este conteúdo em nosso site

 
 
 
Cronograma prévio para período de inscrições nos editais de ingresso 2020/1 | Foto: Dieison Guisolfi/IFMT Sorriso
Acesse nosso canal no Youtube Acesse nossa página no Facebook

Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do IFMT Campus Sorriso

jornalista responsável: Dieison Guisolfi

 

Envie sua sugestão de pauta para novos informativos: comunicacao@srs.ifmt.edu.br

Cancelar assinatura deste informativo
Visualize nossa localização no Google Maps

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT) CAMPUS SORRISO
Av. dos Universitários, 799.
Res. Santa Clara
Sorriso-MT
Caixa Postal nº 1063 - CEP 78.890-000
Telefone: 66-3545-3700