Pesquisa > Projetos > Edital 075/2013/PROIC/IFMT > RETRATANDO A CULTURA DO MATO GROSSO, POR MEIO DA CONFECÇÃO DE MATERIAIS TÁTEIS ADAPTADOS, AOS ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS DO MUNICÍPIO DE SORRISO/MT

Título do Projeto: RETRATANDO A CULTURA DO MATO GROSSO, POR MEIO DA CONFECÇÃO DE MATERIAIS TÁTEIS ADAPTADOS, AOS ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS DO MUNICÍPIO DE SORRISO/MT

Coordenadora: Silvia Mara Davies

RESUMO

O Projeto de Pesquisa “RETRATANDO A CULTURA DO MATO GROSSO, POR MEIO DA CONFECÇÃO DE MATERIAIS TÁTEIS ADAPTADOS, AOS ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS DO MUNICÍPIO DE SORRISO/MT”, tem como foco principal pesquisar, investigar a cultura do Mato Grosso, fazer recortes significativos, buscando formas de transformar esses conhecimentos em materiais táteis adaptados, ao ensino de alunos com deficiência visual, frequentadores da Sala de Recursos da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt (escola polo de inclusão), na cidade de Sorriso.  Pretende oferecer materiais confeccionados, inovadores, suprir a falta de recursos que abordem a cultura a qual os alunos estão inseridos. Desenvolver estratégias de utilização e confecção, de materiais táteis adaptados, utilizando técnicas artísticas que envolvem a composição, desenho, pintura, relevo, colagem, forma, textura, todas adaptadas a leitura tátil. Objetiva desenvolver uma arte informativa tátil, fazendo com que por meio das mãos do aluno, o conhecimento se realize. Procura garantir o direito legal dos alunos com deficiência visual, terem acesso aos conteúdos curriculares. Propõe investigar, para propor estratégias quanto à utilização dos materiais adaptados.

Palavras-chave: Cultura do Mato Grosso; deficientes visuais; recursos adaptados.