Pesquisa > Projetos > Edital 065/2014/PROPES/IFMT > DIMINUIÇÃO DA POLUIÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO APROVEITAMENTO DO SORO DE LEITE NA ELABORAÇÃO DE BEBIDA LÁCTEA COM POLPA DE CAJU

Título do Projeto:  DIMINUIÇÃO DA POLUIÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO APROVEITAMENTO DO SORO DE LEITE NA ELABORAÇÃO DE BEBIDA LÁCTEA COM POLPA DE CAJU

Coordenadora: Marilu Lanzarin

RESUMO

Considerando o grande volume de soro de leite produzido pelas indústrias de laticínios, o seu alto valor nutricional e a poluição ambiental associada ao destino inadequado deste subproduto, têm-se buscado alternativas viáveis para sua utilização. Dentre as diversas formas de utilização do soro de leite a elaboração de bebidas lácteas constitui uma alternativa simples e atrativa para o seu aproveitamento. Sendo assim, o objetivo deste projeto de pesquisa consiste em diminuir a poluição ambiental através do aproveitamento do soro de leite na produção de bebida láctea fermentada com polpa de caju. O projeto será desenvolvido no período de agosto do ano de 2014 a julho do ano de 2015 no Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Sorriso e consistirá das etapas de planejamento e aquisição de material, elaboração da bebida láctea com diferentes concentrações de soro de leite, análise sensorial do produto produzido, análise dos resultados e divulgação científica dos resultados.

Palavras-Chave: Impacto ambiental; Bebida láctea; Soro de leite;