PESQUISA > Projetos > Edital 06/2015/NIT/DPI/PROPES/IFMT > PATÊ DE RICOTA PROBIÓTICO

Título do Projeto: PATÊ DE RICOTA PROBIÓTICO

Coordenadora: Gricielle Aparecida Sutil

RESUMO

Estudos são realizados constantemente com o objetivo de desenvolver produtos que promovam auxílio na prevenção de doenças e manutenção da saúde de forma geral. Considera-se um bom exemplo, o uso dos probióticos que quando ingeridos em determinado número apresentam efeito benéfico sobre a saúde, com destaque a melhoria do equilíbrio microbiano intestinal.  Sabe-se que os queijos possuem características que os tornam um produto alternativo para incorporar probióticos. Sendo assim, optou-se pela ricota, obtida através do soro de leite, subproduto de relevância de laticínios, para ser utilizada na elaboração do patê de ricota probiótico.  O objetivo deste trabalho é desenvolver um produto de qualidade, com custo reduzido, que ao mesmo tempo colabore com a diminuição do disperdício e descarte indevido do soro do leite no meio ambiente. O produto será desenvolvido em três sabores e na versão natural. As amostras serão avaliadas quanto à aceitabilidade de atributos sensoriais.

Palavras-chave: Soro do leite, meio ambiente, alimento funcional.