Pesquisa > Projetos > Edital 046/2015/PROPES/IFMT > AVALIAÇÃO DE LINHAGENS DE FEIJÃO-CAUPI DE PORTE ERETO E SEMIERETO PARA RECOMENDAÇÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO

Título do Projeto: AVALIAÇÃO DE LINHAGENS DE FEIJÃO-CAUPI DE PORTE ERETO E SEMIERETO PARA RECOMENDAÇÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO

Coordenadora: Ana Paula Encide Olibone

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo avaliar linhagens de feijão-caupi com diferentes tipos comerciais de grãos para selecionar nova cultivares para o Estado de Mato Grosso. O experimento será conduzido na área experimental do IFMT- Campus Sorriso. Os experimentos serão implantados no período de safrinha, plantio em fevereiro/março, no ano de 2016. Será utilizado o delineamento experimental de blocos casualizados com 16 linhagens de porte ereto e semiereto, com quatro repetições. As parcelas serão constituídas por quatro linhas de 5 metros de comprimento, com espaçamento de 0,45 metros entre linhas. Será avaliado o valor de cultivo e uso (VCU); acamamento (ACAM); ocorrência de doenças; intensidade de ocorrência de nematoides; peso de 100 grãos (P100G); produtividade de grãos (PG) e o escurecimento de grãos após determinado tempo de armazenamento.

Palavras-chave: Vigna unguiculata, melhoramento vegetal, adaptabilidade, estabilidade, feijão fradinho.