Pesquisa > Projetos > Edital 039/2014/PROPES/IFMT > AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE SORRISO, MT

Título do Projeto: AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE SORRISO, MT

Coordenadora: Etelvina Maria de Carvalho Gonçalves Nunes

RESUMO

A qualidade do leite é um dos grandes problemas da cadeia do leite no Brasil, interferindo negativamente na produção e rendimento de derivados, causando perdas econômicas significativas, além de ser um problema de saúde pública.  Entende-se por leite, sem outra especificação, o produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas. O leite de outros animais deve denominar-se segundo a espécie de que proceda (BRASIL, 2011).  A qualidade nutricional do leite está relacionada coma as características físico-químicas, sensoriais e microbiológicas. As análises físico-químicas visam avaliar o valor alimentar e ainda detectar possíveis fraudes no leite (MUJICA et al., 2006). O objetivo do trabalho é avaliar as características físico-químicas do leite pasteurizado comercializado no município de Sorriso, MT.  As amostras serão submetidas às seguintes análises: determinação da gordura (g/100g), extrato seco desengordurado (g/100g), densidade relativa 15/15ºC g/mL, acidez em ºD (Dornic) g/100mL, seguindo metodologia recomendada e descrita por (BRASIL, 2006).

Palavras chave: Qualidade, acidez, densidade, gordura

Arquivos relacionados