Pesquisa > Projetos > Edital 021/2014/PROPES/IFMT > BAÚ DE JOGOS EDUCATIVOS TÁTEIS: ATIVIDADES LÚDICAS METODOLÓGICAS DE ENSINO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Título do Projeto : BAÚ DE JOGOS EDUCATIVOS TÁTEIS: ATIVIDADES LÚDICAS METODOLÓGICAS DE ENSINO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Coordenadora: Silvia Mara Davies

RESUMO

A inclusão social e educacional é um processo que se concretiza, no Brasil, por meio de uma política de educação inclusiva, cujos pressupostos filosóficos compreendem a construção de uma escola aberta para todos (as), que respeita e valoriza a diversidade. Assumir a diversidade pressupõe o reconhecimento do direito à diferença como enriquecimento educativo e social. Atualmente a educação inclusiva, encontra enormes desafios, que envolvem desde a formação continuada dos docentes, até a superação da carência de materiais pedagógicos inclusivos, destinados ao atendimento da diversidade escolar. Assim, o presente projeto de pesquisa, propõe encontrar alternativas para o desenvolvimento de um baú, contendo variados jogos educativos táteis. Possui como temática inovadora a representação da cultura do Mato Grosso, as identifica, estuda formas de aplicá-las, representando plasticamente as texturas, cores e relevos necessários para a leitura tátil. Os jogos confeccionados serão destinados às crianças deficientes visuais, frequentadoras da Sala de Recursos da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt (Escola polo regional e inclusiva) de Sorriso. Procura por meio da utilização dos jogos táteis, fazer a integração da criança, de modo que a mesma consiga fazer, sentir, criar, extravasar se relacionar de maneira interativa e saudável, utilizando a ludicidade como estratégia pedagógica. Propõe criar diferentes jogos táteis, com sentido educativo, para serem utilizados na prática pedagógica, contribuindo para a elaboração de aulas mais interessantes, abordando o conhecimento cultural. Com a utilização dos jogos, no contexto escolar, ambiciona proporcionar momentos lúdicos, inserindo atividades recreativas, educativas e culturais. Fazer a inclusão das crianças com deficiência visual, por meio de jogos e brincadeiras, estimulando as emoções criativas. O projeto será desenvolvido em várias etapas, a primeira terá como pontos de partida estudos bibliográficos, iconográficos, pesquisa de materiais, desenvolvimento de técnicas de confecção, adequações, adaptações e manual de instruções. Ao término, os jogos educativos táteis confeccionados, serão aplicados durante as aulas na Sala de Recursos, havendo orientações prévias aos professores quanto as formas de utilização e desenvolvimento. Com base nisso, pode-se coletar informações sobre a relevância do projeto, verificando se ele realmente contribui na prática escolar, desenvolvendo a socialização e a inclusão escolar.