PESQUISA > Projetos > Edital 01/2015/IFMT/Campus Sorriso > QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL COMERCIALIZADOS EM FEIRAS LIVRES DA CIDADE DE SORRISO, MATO GROSSO

Título do Projeto: QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL COMERCIALIZADOS EM FEIRAS LIVRES DA CIDADE DE SORRISO, MATO GROSSO

Coordenadora: Marilu Lanzarin

RESUMO

Os produtos de origem animal são excelente fonte de nutrientes tornando-se um meio de cultura ideal para o crescimento de microrganismos. Estes microrganismos podem comprometer a qualidade e segurança da matriz alimentícia e podem contaminar o homem através da ingestão destes alimentos contaminados. Estes produtos são comercializados em feiras livres que correspondem a espaços públicos onde circulam alimentos aos quais são atribuídas qualidades únicas, principalmente pelo fato de estarem correlacionados com o processo artesanal de fabricação. Em sua maioria, as feiras apresentam graves problemas que compromete a qualidade dos produtos e coloca em risco a saúde do consumidor. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo determinar a qualidade microbiológica dos produtos de origem animal comercializados em feiras livres na cidade de Sorriso, Mato Grosso por meio da coleta de amostras dos produtos alvos da pesquisa em cinco pontos de comércio informal em diferentes épocas para avaliação da presença ou ausência de Salmonella spp.. número mais provável de coliformes totais e termotolerantes e contagem de bactérias heterotróficas aeróbias mesófilas e pscicrotróficas a fim de determinar a segurança e inocuidade dos produtos de origem animal comercializados.

Palavras-chave: Comércio Informal. Contaminação. Segurança Alimentar.

Arquivos relacionados