PESQUISA > Projetos > Edital 01/2015/IFMT/Campus Sorriso > AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE TRIGO MOURISCO (FAGOPYRUM ESCULENTUM MOENCH) EM FUNÇÃO DE ÉPOCAS DE SEMEADURA

Título do Projeto: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE TRIGO MOURISCO (FAGOPYRUM ESCULENTUM MOENCH) EM FUNÇÃO DE ÉPOCAS DE SEMEADURA

Coordenadora: Ana Paula Encide Olibone

RESUMO

Dentre as necessidades de um sistema produtivo e inovador está o uso de culturas que além de valor comercial também possibilitem melhorias no solo. O trigo mourisco é uma planta rústica, de ciclo curto, que vem sendo redescoberta em vários países, devido ao seu potencial como alimento dietético e medicinal e por sua farinha não conter glúten. O experimento será realizado na fazenda experimental do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Sorriso, com o objetivo de avaliar o desempenho do trigo mourisco em diferentes épocas de semeadura em segunda safra no médio norte de Mato Grosso. As avaliações serão data de emergência e de florescimento, altura da planta, rendimento de grãos e peso de 1000 sementes. Assim, com esta pesquisa pretende-se avaliar e apresentar uma cultura alternativa para a segunda safra com características técnicas e resultados econômicos (colheita de grãos).

Palavras-chave: Produtividade. Safrinha. Rotação de culturas.